×

Maceió

Alagoas registra queda no índice de inadimplência da Taxa de Bombeiros

A cada ano a arrecadação da Taxa de Bombeiros registra uma diminuição no índice de inadimplência. No último ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) adquiriu R$ 1 milhão e 294 mil, um recorde de arrecadação, refletindo na aquisição de novas viaturas e equipamentos operacionais para todos os grupamentos de Alagoas.

Em 2011, foram comprados, apenas de equipamentos operacionais, 50 capacetes de salvamento, 200 óculos de proteção, 150 protetores auriculares, 300 máscaras para poeira, 850 pares de luvas, entre diversos outros materiais de proteção individual utilizados pelos bombeiros durante as operações, garantindo um serviço eficiente e seguro para o militar.

Com recursos da Taxa de Bombeiros e do Fundo Estadual de Segurança Pública, também foi possível comprar três Auto Bombas Tanque (ABT), caminhão de combate a incêndio totalizando uma capacidade de 15 mil litros; três pick ups F-250, destinada ao salvamento, duas viaturas pick-up Ranger.

Só em Maceió, são oito caminhões, aumentando de 14 mil litros, em janeiro de 2011, para 81 mil litros de capacidade de armazenamento de água para combater incêndios em janeiro de 2012 .

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, o coronel BM Luiz Antônio Honorato da Silva, também estão em fase de aquisição equipamentos individuais de proteção para todos os militares que trabalham na área de combate a incêndio da Corporação.

“Já foram licitados 119 conjuntos completos para combate a incêndio, compostos por capacete, calça e capa de aproximação, botas, luvas e balaclava, além de seis motocicletas que já foram adquiridas para serem utilizadas juntamente com os equipamentos de tecnologia avançada de incêndio, as quais também serão destinadas para unidades da capital e do interior e deverão ser entregues na próxima semana”, explicou o comandante, frisando que os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo Estadual, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do convênio com a Infraero.

Além disso, uma viatura de combate a incêndio com capacidade de cinco mil litros já foi licitada e deverá ser entregue em aproximadamente 30 dias, para ser empregada no serviço operacional do Grupamento de Maragogi.

Concurso

Já em relação ao concurso público para a Corporação, foi realizada, na última sexta-feira (27), uma reunião com o Secretario da Defesa Social, coronel PM Dário Cesar, onde ficou acordado que será realizado o concurso ainda este ano. A quantidade de vagas está sendo estudada juntamente com a Secretaria Estadual de Gestão Pública.

Carnaval

Para o período carnavalesco já está pronta a Operação Carnaval, a qual envolverá cerca de 210 militares, 19 viaturas, além de embarcações que serão empregados em Maceió e na Região Metropolitana que se estende da Barra de São Miguel a Barra de Santo Antônio.

Segundo o capitão Francisco Leopardi, comandante do Subgrupamento de Salvamento Aquático (SGSA), além das guarnições diárias de Guarda-Vidas nos postos da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e nas praias de Jatiúca e Sereia, em Maceió, durante o carnaval, o efetivo será aumentado, garantindo maior segurança aos banhistas. Além destes, existem os postos de apoio nas praias do Gunga, Barra Nova e Pontal. “Cerca de 20 homens estão diariamente nos postos de Guarda-Vidas, e o GSA possui três mergulhadores e mais seis homens de apoio nos grupamentos de Maceió e do Francês”, relatou o capitão.