×

Negócios/Economia

Alagoas registra crescimento na oferta de postos de trabalho com carteira assinada

O Governo Federal divulgou nesta terça-feira (19), dados das dez cidades brasileiras que registraram o melhor desempenho na geração de emprego formal no país. Entre os centros urbanos divulgados somente três deles não são capitais. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo perceptível para os dados do Estado de Alagoas a geração de emprego e renda no setor sucroalcooleiro.

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 246 mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados no mês de setembro, sendo os valores considerados abaixo dos valores se comparados com o mês de setembro de outros anos. No entanto os números divulgados mostram que foram criadas 2,2 milhões de vagas com carteira assinada, representando um recorde histórico para os nove primeiros meses de um ano.

Em Alagoas os principais destaques quando excluída a capital, Maceió, são os municípios de Coruripe com a oferta de 6087 vagas e Rio Largo com 3201 novos postos de trabalho, sendo os dois influenciados de forma forte pelo setor sucroalcooleiro que iniciou a moagem da cana de açúcar neste segundo semestre de 2010. Vale lembrar que o Caged só considera os dados de centros urbanos com mais de 30 mil habitantes.

Também pode ser notado no quadro de geração de empregos em Alagoas, os municípios de Penedo com a oferta de 1649 novas vagas, São Miguel dos Campos que gerou 1434 nos postos de trabalho com carteira assinada e também Teotônio Vilela que gerou no último mês de setembro 1330 novas vagas, sendo a maioria nas usinas da região.

Coruripe

Em Coruripe, município distante 90 km da capital alagoana, um dos motivos que também ocasionaram o crescimento dos postos de trabalho foi o anúncio da instalação do Estaleiro Eisa, feito pelo Governo de Alagoas e a Prefeitura de Coruripe no início do ano.

Segundo o prefeito Marx Beltrão (PMDB) o crescimento das vagas neste período do ano é sempre acompanhado pelos órgãos que registram os novos números gerados com carteira assinada. No entanto o prefeito reconhece que após o anúncio da implantação do estaleiro, pequenas empresas já começaram a prestar serviços no município visando atender a demanda gerada pelo novo empreendimento que fomentará a economia de todo o estado.