“De janeiro a novembro de 2012 registramos 32.549 casos de dengue e, no mesmo período deste ano, foram notificados 13.070 casos, revelando uma redução de 59,85%. Um fato que mostra a seriedade do trabalho realizado entre o Governo do Estado e os municípios, mas que não pode diminuir a vigilância da população quanto à prevenção”. O alerta é do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, que durante o Dia D de Combate à Dengue, realizado nesta segunda-feira (18), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), solicitou os alagoanos para continuarem seguindo as dicas de prevenção, com o propósito de evitar a doença.
Ainda segundo o secretário, atitudes simples, adotadas no âmbito familiar, podem evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, que é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus da família Flaviridae. “Evitar acúmulo de lixo, manter as caixas d’água limpas e tampadas, além de não cultivar plantas aquáticas. Essas são ações simples, que todos podem praticar e que contribuem para evitar o aumento dos casos de dengue”, lembrou o titular da pasta da Saúde, ao destacar a importância do trabalho realizado pelos agentes de endemias.
E para relembrar os alagoanos sobre as ações que podem prevenir a dengue, várias atividades serão desenvolvida pela Sesau até o final deste mês. Além de ser distribuído material educativo que orienta como prevenir a proliferação do Aedes aegypti, também serão proferidas palestras educativas e apresentado o trabalho que os técnicos estaduais realizam em parceria com os agentes de endemias.
Programação
Nesta terça-feira (19), nos Shoppings Maceió e Pátio Maceió, além do Porto de Maceió, serão realizadas ações educativas, enfatizando informações sobre prevenção, controle, cuidados e alerta para os sinais e sintomas da doença.
Na quarta-feira (20), as ações serão concentradas no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e no dia 21 as ações serão realizadas no Calçadão do Comércio de Maceió. As atividades de conscientização continuam no dia 22, no Sesc Poço, onde será encenada uma peça teatral com alunos, enfatizando os cuidados em relação à dengue. E até o final do mês de novembro serão realizadas gincanas, limpeza de ruas e atividades de conscientização no bairro Bebedouro, segundo informou a coordenadora do Comitê Estadual de Combate à Dengue, Ana Lúcia Oliveira.
“Também durante as ações de conscientização iremos orientar a população sobre quando procurar atendimento médico. Isso porque, ao perceber febre alta, dores no corpo, no globo ocular e na cabeça, o paciente deve se dirigir, imediatamente, a uma unidade de saúde, onde um profissional de saúde fará o diagnóstico e o tratamento adequado”, ressaltou a coordenadora do Comitê Estadual de Combate à Dengue.
