O Ministério da Saúde, através das portarias GM 3152/09 e 3273/09, habilitou 34 municípios alagoanos a receber recursos referentes ao Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para Equipes de Saúde da Família. Com a publicação daquelas, foi determinado que o Fundo Nacional de Saúde adote as medidas necessárias à transferência automática do recurso financeiro de investimento para os Fundos Municipais dos municípios contemplados.
“Esse foi um ganho importantíssimo para Alagoas. Diversos estados pleitearam tais recursos e o nosso conseguiu o incentivo para 34 municípios. A população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) merece essa nossa luta junto ao Ministério. Nosso objetivo é conseguir ainda mais recursos para aumentar o quantitativo de UBS no Estado”, analisou o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Pedro Hermann Madeiro.
Os municípios alagoanos contemplados foram Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, Igaci, Maribondo, Quebrangulo, Igreja Nova, Penedo, São Sebastião, Belo Monte, Olivença, Barra de Santo Antonio, Roteiro, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Milagres, Teotonio Vilela, Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Branquinha, Campestre, Chã Preta, Colonia de Leopoldina, Dois Riachos, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, Novo Lino, Ouro Branco, Paripueira, Paulo Jacinto, Porto Calvo, Santana do Ipanema São Miguel dos Campos e Passo de Camaragibe. Nesses dois últimos municípios, serão implantadas duas UBS, em cada.