
Ações em Alagoas contam com ajuda fluminense
Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro está em Alagoas para apoiar as ações desenvolvidas pelos técnicos da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nos municípios afetados pelas chuvas.
Durante a reunião com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, os técnicos do Rio de Janeiro receberam informações sobre a situação ocorrida em Alagoas e discutiram estratégias para reforçar o trabalho integrado.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, Natália Alves, disse que a equipe veio ajudar Alagoas e trazer a experiência em calamidades. “Uma das estratégias é realizar capacitações com os profissionais e também formar multiplicadores na saúde”, informou.
Natália Alves alertou que nesse período de doações, as equipes irão fazer o controle dos medicamentos e alimentação arrecadados para que a população não corra o risco de consumir produtos fora da validade, o que pode prejudicar ainda mais a saúde.
A equipe também vai monitorar os municípios, principalmente ficando em alerta sobre o aparecimento de casos de doenças de veiculação hídrica, como diarréia, hepatite e leptospirose. “Além disso, o governo do Rio de Janeiro colocou a disposição de Alagoas, kits de calamidade, vacinas, se for preciso, e material informativo sobre inundações para orientar a população”, afirmou.