Mais de 7.200 testes rápidos foram recebidos do MS e enviados às unidades de saúde pela Sesau
O estado de Alagoas recebeu do Ministério da Saúde mais de 7.200 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. O exame, nesse primeiro momento, será destinado apenas para profissionais de Saúde e Segurança que estão atuando juntos para impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o objetivo é diminuir o afastamento destes profissionais que estão atuando na linha de frente contra os efeitos do novo coronavírus no estado como médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros e guardas civis, entre outros.
Assim que recebeu os testes, a Sesau distribuiu os materiais nas unidades de saúde que são as referências de atendimento tanto em Maceió, quanto em outras cidades como Arapiraca e Palmeira dos Índios, por exemplo. Outros municípios devem receber os exames já nos próximos dias.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, os testes rápidos representam um novo suporte no combate ao coronavírus: “Ao atender profissionais que atuam nos serviços de saúde e segurança, temos a certeza de que estamos contribuindo efetivamente para diagnosticar, de forma célere, quem está trabalhando diretamente nesse front para mitigar os efeitos da Covid-19 em nosso Estado”.
Com resultado em até 20 minutos, os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus.
