×

Alagoas

Alagoas recebe cartão emergencial do governo federal

O governo federal lançou nesta quarta-feira (31) o Cartão de Pagamento de Defesa Civil. Em Alagoas, o lançamento do Cartão foi realizado na superintendência do Banco do Brasil, localizada na Rua do Livramento, em Maceió.

Com o cartão, serão viabilizadas as despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais de municípios e estados em situações de emergência e calamidade pública, reconhecidas pela Defesa Civil Nacional, mediante a utilização de recursos repassados pelo governo federal.

O cartão foi desenvolvido pelo Banco do Brasil a partir de uma solicitação do Ministério da Integração e da Controladoria Geral da União, a fim de proporcionar agilidade e transparência na execução dos gastos relacionados a ações de defesa civil. Com o produto será possível acompanhar a utilização dos recursos através do Portal da Transparência, agregando lisura e eficiência ao processo.

O cartão irá ser usado, inicialmente, por 25 municípios divididos em cinco estados: Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos sofreram com a catástrofe das chuvas. Em Alagoas, os municípios contemplados são Campestre, Murici, Quebrangulo, São José da Lage e União dos Palmares.

O contrato de adesão do cartão será efetuado no momento de abertura da conta de relacionamento específica para movimentação de valores junto ao Banco do Brasil para cada município, o cartão será isento de taxa e anuidade.

O gerente de Negócio da Área de Governo do Banco do Brasil, Fernando Rufino, explicou que o cartão será uma forma mais simples e transparente para distribuição dos recursos, visto que todos os gastos serão mostrados em relatório, como uma espécie de fatura gerada mediantes o uso do cartão e não será permito o parcelamento das compras nem saque em espécie.

“É uma ferramenta que vai responder com agilidade as situações de emergência e calamidade pública, esse projeto irá beneficiar principalmente a população e também contribuirá para nossos serviços”, disse o secretario Executivo da Defesa Civil, Ten Cel BM Gilson Romeiro.

De acordo com o comandante do corpo de bombeiros, Cel Luiz Antônio,o cartão só irá beneficiar a população.”Iremos adiantar as necessidades básicas da população tentando diminuir o sofrimento dessas pessoas, para o Estado de Alagoas é um momento muito importante, estamos como pioneiros junto com mais quatros Estados, evidenciando que o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil está sendo bem executado”, finalizou.