Cerca de 200 mil doses de vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para atender as vítimas da enchente que afetou 28 municípios alagoanos e deixou 15 em estado de Calamidade Pública. Além das vacinas, o governo federal entregou doses de soro antitetânico, de imunoglobulina antitetânica e de vacina antitetânica.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Moreira, o MS enviou 50 mil doses de BCG, 60 mil de Hepatite B, mais 60 mil contra tétano e difteria; 10 mil contra sarampo, caxumba e rubéola; 30 mil contra tétano, difteria, coqueluche e meningite; 10 mil de rotavírus humano, 3 mil contra febre amarela, além de 150 vacinas contra hepatite A pediátrica.
Cleide Moreira acrescentou que foram enviadas 200 mil seringas e agulhas pelo governo da Bahia, material para suprir a falta de insumos para vacinar a população. “Temos um calendário de vacinação que é elaborado anualmente, mas, diante da enchente que afetou milhares de pessoas, e com o risco de se contrair doenças, a exemplo do tétano, solicitamos mais vacinas para imunizar a população”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau.
Cleide Moreira salientou que, no primeiro momento, as vacinas serão distribuídas para os municípios afetados, mesmo que o envio tenha que ser diário, já que muitas cidades estão sem geladeiras para acondicionar as vacinas.