×

Alagoas

Alagoas quer mesmo tratamento dado ao Rio de Janeiro no combate à criminalidade

“Alagoas pede socorro. Foi isso que eu disse ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, uma semana antes de ele tomar posse como ministro. Queremos e precisamos daquilo que o governo federal está fazendo com o Rio de Janeiro”.

A afirmação foi feita pelo governador Teotonio Vilela nesta sexta-feira (11) à imprensa, durante a visita ao Estado do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, na véspera de receber também o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele chega neste sábado (12) a Maceió, acompanhado da secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina de Luca Miki, e de dezenas de especialistas na área de segurança pública.

O governador e as autoridades participam sábado (12), com todo o staff do Ministério da Justiça, do I Colóquio de Experiências Exitosas na Prevenção e Redução de Homicídios. O evento ocorrerá das 14h às 20h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta e dá início às discussões para a construção do pacto nacional para a prevenção e redução de homicídios.

Nesta sexta-feira, o governador disse que já solicitou ao governo federal atenção no enfrentamento da criminalidade similar à que está sendo dispensada ao Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, agradeceu a atenção e a prioridade dada a Alagoas pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que atendeu ao pedido de participar do evento.

“O ministro me atendeu, inclusive vindo a Alagoas no primeiro sábado logo após o Carnaval. E de modo que nosso Estado, nas palavras do próprio ministro José Eduardo Cardozo, se tornará um modelo, um exemplo de todas as ações conjuntas da Federação para reduzir os índices de homicídios no país”, destacou o governador.

“Vamos passar quase um dia inteiro discutindo com especialistas e o staff do ministro, que chegará com todas as ferramentas possíveis e imagináveis para reduzir o índice de criminalidade”, completou Teotonio.

Pronasci deverá ser ampliado

O I Colóquio de Experiências Exitosas na Prevenção e Redução de Homicídios é uma parceria do governo de Alagoas e do governo federal, com o objetivo de discutir soluções para redução da criminalidade, que coloca o Estado em primeiro lugar em índices de homicídios no Brasil.

O governador confirmou ainda que o ministro da Justiça assinará, durante o colóquio, novos projetos que estarão inseridos no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). “Vamos assinar novos projetos”, confirmou.

Para formar parcerias e reforçar experiências na área de segurança, farão parte do evento especilistas na área e representantes de órgãos como o Departamento Nacional de Polícia Federal; Departamento de Polícia Rodoviária Federal; Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública; Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícia Militar; Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil; Conselho de Dirigentes de Órgãos Periciais e a Liga Nacional de Bombeiros.