Competidores se empenham para garantir classificação
A sexta-feira foi de muito treino para os atletas que competem na categoria wave do campeonato “Alagoas Pro Grand Slam”, que acontece na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, neste sábado (29) e domingo (30). O torneio é uma parceria do Governo do Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), TW Editora, WatermanLeaguee Confederação Brasileira De Stand UpPaddle (CBSUP).
Americanos, australianos e brasileiros possuem o mesmo objetivo: se classificar para a próxima etapa, que será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Em Alagoas, sairão oito classificados que vão integrar o grupo de 64 competidores na grande final, no segundo semestre.
O primeiro momento da competição começa com a categoria “wave”, na qual os atletas mostrarão suas habilidades ao manobrar a prancha sobre as ondas. A modalidade terá cerca de 130 competidores, todos com experiências no surf, como o Kai Lenny, seis vezes campeão mundial de SUP.
O competidor é havaiano, enfrentou 32 horas de viagem – contando com escalas e conexões -, e está otimista, mesmo sabendo que as ondas do Francês possuem um “trajeto” mais curto. “Disputar uma vaga no mundial é meu grande objetivo, estou focado e darei o meu melhor, mesmo com as ondas menores”, disse.
Além de Kai Lenny, outros nomes internacionais disputam a etapa alagoana, como o australiano KodyKerbox (segundo melhor do mundo), o havaiano NoaGinella (um dos dez melhores do mundo), a californiana Laura Park (uma das dez melhores do mundo na categoria feminina) e o brasileiro Caio Vaz (campeão brasileiro e vice-campeão mundial), que está empolgado com a etapa e promete “dar um show”. O irmão de Caio, Ian Vaz, também vai competir nas águas do Francês. Ele foi vice-campeão na etapa de Abu Dhabino ano passado.
A competição
Neste sábado e domingo será realizada a primeira etapa brasileira de “wave”. Já na segunda-feira (31) começa a triagem para o mundial, que se estende até quinta-feira (4). “O evento é organizado por baterias com duração de 20 minutos”, explica o organizador do evento e presidente da CBSUP, Ivan Floater.
