A diretora jurídica da AL Previdência, Rosana Cólen, participou esta semana em Córdoba, Argentina, de encontro da Comissão Binacional Brasil-Argentina, do qual é coordenadora indicada pelo Ministério da Previdência Social. O objetivo do encontro foi a elaboração de uma carta de intenções com as soluções para os desafios que apresentam os regimes previdenciários de servidores públicos na região.
Segundo Rosana, entre os instrumentos aprovados, está a cooperação mútua e o intercâmbio permanente, no sentido de garantir uma previdência sustentável e suficiente aos funcionários públicos.
A intenção é ampliar o grupo de trabalho com paridade e igualdade de condições de membros dos conselhos dos demais países da União de Nações Sul Americanas (Unasul), que forem aderindo as reuniões conjuntas do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios da Previdência (Conaprev) e do Conselhoo Federal de Previsíon Social (Cofepres).
Também Participaram da reunião o presidente do Cofepres, Daniel Antônio Elias; a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega; o diretor da Funape Maurício Roberto de Souza Benedito, além de Mariano Mendez da Caja de Jubiliacíon de Córdoba e Fabian Jaya, do Instituo de Previdência de Buenos Aires.
A diretora jurídica da AL Previdência apresentou os principais temas sobre a realidade da previdência dos servidores públicos no Brasil. Também foram discutidos outras problemáticas sobre o sistema previdenciário nos dois países, como o paralelo entre benefícios, aposentadoria, pensão e especiais, entre outros.
“Essas discussões são muito importantes porque observamos que os problemas são semelhantes, mas identificamos também experiências exitosas tanto de gestão quanto de regulação”, destacou Rosana, ressaltando que é mais fácil encontrar soluções quando os países sul americanos debatem dificuldades comuns ou inerentes a cada realidade.
