Alunos-atletas e professores-técnicos da delegação de Alagoas participaram, na noite desta quinta-feira (7), da solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Juventude, no Ginásio do Campus III da Universidade Estadual do Pará (Uepa). A festa contou com apresentação de temas da cultura paraense e da Amazônia, desfile das 28 delegações e das bandeiras do Brasil, do Pará, de Belém, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dos Jogos.
O hino nacional foi entoado solenemente por todos no ginásio. A pira dos jogos foi acesa pelo paraense e ex-atleta olímpico Agberto Guimarães.
Nos pronunciamentos das autoridades, o diretor geral dos Jogos, Edgar Huber, agradeceu e se disse honrado por estar no Pará para disputar os maiores jogos do país. Coube ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, dar boas-vindas a todos os visitantes, desejando que Nossa Senhora de Nazaré abençoe todos os participantes. “Sejam muito bem-vindos a Belém. A participação de todos certamente honrará a juventude e o povo brasileiro”, disse o prefeito.
A abertura oficial do evento foi decretada pelo governador do Pará, Simão Jatene. “Tenham e levem de Belém mais do que as melhores lembranças. Desejo o melhor a todas as delegações, que seja um momento único de descontração e integração”, desejou o governador.
Logo após a solenidade, os alunos-atletas foram para o Centro de Convivência dos Jogos, para o jantar onde puderam assistir ao show com músicas locais. Uma festa rápida, pois nesta sexta, a partir das 9h, começam os torneios de atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Às 15h começam a competição de ginástica rítmica.
Os jogos Escolares da Juventude são organizados desde 2005 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e considerado a maior competição escolar do País. Essa etapa, para alunos-atletas de 15 a 17 anos, terá a participação de cerca de 4 mil atletas de 1.251 escolas públicas e privadas de todo o país que competirão em 13 modalidades: atletismo, ciclismo, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Alagoas participa em todas as modalidades. As competições individuais começam nesta sexta-feira (7). Na semana que vem é a vez dos esportes coletivos, que prosseguem até o dia 16. Entre os alagoanos, o enxadrista Petrus Fay, 16 anos, aluno do Colégio Contato, muito ansioso espera encerrar seu ciclo de jogos estudantis com uma medalha de ouro. “É o meu último Jebs. Desde 2009 venho alcançando resultados crescentes. Só falta o ouro”, disse Petrus.
Trajetória
No currículo do enxadrista constam o pentacampeonato nos Jogos Estudantis de Alagoas – Jeal (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013); 16º lugar no Panamericano Sub10, na Colômbia; 3º lugar no Pan-Americano Escolar Sub11, no Rio de Janeiro; 2º lugar no Campeonato Brasileiro Sub10, em Londrina (PR) e 6º lugar no Campeonato Brasileiro Sub16, em Catanduva (SP), ressaltando que nesta competição ele estava com 14 anos.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém. O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte é responsável pelo apoio logístico no transporte via aéreo da delegação alagoana à cidade sede dos jogos.
