×

Alagoas

Alagoas prepara mobilização para combater a dengue

A iniciativa faz parte de uma estratégia para impedir o aumento do número de casos da doença em Alagoas.

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza a partir da segunda quinzena deste mês, uma grande mobilização com os 102 municípios alagoanos de combate ao Aeds aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A iniciativa faz parte de uma estratégia para impedir o aumento do número de casos da doença em Alagoas e foi anunciada nesta terça-feira (2) pelo secretário da Saúde, Herbert Motta, durante reunião com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto e a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira.

Segundo o secretário, a determinação é montar uma força tarefa para impedir a proliferação do mosquito. E, para isso, terá que contar com a participação das instituições públicas e da sociedade civil. “A mobilização prevista para acontecer na segunda quinzena deste mês começará com uma capacitação para os profissionais de saúde que atuam na área de endemias”, informou Motta.

Ele acrescentou que está prevista também a entrega de 26 motocicletas aos municípios que ainda não foram contemplados. Num segundo momento, a ação irá envolver os agentes dos 102 municípios, que também serão capacitados. “É fundamental a participação efetiva de toda comunidade não só durante as ações de mobilização, mas o ano todo”, reforçou Motta.

Desde o ano passado que a Sesau vem realizando uma série de capacitações para os profissionais de saúde dos municípios alagoanos, inclusive com carros fumacês circulando pelos bairros de Maceió.

“Desde 2009 já havia um indicativo da possibilidade de aumento dos casos de dengue em algumas capitais, devido ao aumento da temperatura e das chuvas, condições ideais para o mosquito se reproduzir”, afirmou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira.

Conforme o Ministério da Saúde todas as unidades da federação devem ficar em alerta, apesar do crescimento ser registrado somente em cincos estados (Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Goiás e Mato Grosso), que concentra 71% dos casos da doença no País.

O último boletim divulgado pela Sesau, referente ao período de 3 de janeiro a 27 de fevereiro, mostra 1.360 casos notificados de dengue clássica, desse total 143 foram confirmados. Estão sob investigação 1.196. Da forma grave da doença foram notificados 81, sendo que 16 tiveram resultado positivo e 64 estão sob investigação.