A Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) iniciou esta semana a capacitação de 75 mulheres que integram o projeto “Mulheres da Paz e Protejo”. O treinamento é uma ação desenvolvida pela Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude e faz parte das ações do programa Alagoas Tem Pressa.
Durante a aula inaugural, que ocorreu nesta quinta-feira (26) no auditório do órgão, houve apresentação do projeto e a abordagem dos temas “Violência doméstica e familiar contra a Mulher” e “Planejamento Familiar”.
De acordo com a superintendente de Políticas Públicas para a Juventude, Gabriela Sampaio, o projeto consiste na seleção e capacitação de 75 mulheres, que, junto com a equipe multidisciplinar, atuarão como divulgadoras e promotoras de direitos, por meio do empoderamento (ação coletiva para devolver dignidade) feminino, criando uma grande rede de prevenção e enfrentamento a violência.
Gabriela explicou que depois da capacitação, o objetivo das mulheres é resgatar 150 jovens em situação de vulnerabilidade familiar e social ou violência, envolvidos na criminalidade ou nas drogas, através de ações educacionais e de capacitação profissional que permitam a inclusão e formação cidadão voltada à prevenção de violência e a prática da cultura da paz.
“O projeto irá incidir nas regiões do Clima Bom e da Cidade Universitária, onde, segundo o IBGE, ocupa o 2º lugar em exclusão social. Esse projeto promoverá cidadania, acesso à justiça e um percurso social formativo das mulheres e jovens dessas regiões, criando uma rede local de prevenção e enfrentamento à violência”, expôs Gabriela Sampaio.
