O presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior, será o representante de Alagoas na 37ª Conferência Anual da Associação Internacional de Administradores Comerciais (Iaca). Reunindo gestores mundiais de entidades de registro, o encontro acontecerá entre os dias 18 e 22 deste mês na cidade de Milwaukee, localizada nos Estados Unidos.
A edição deste ano da conferência é baseada no tema “Impulsionando Negócios”, elaborada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das formas de execução do registro empresarial e garantir a troca de experiências efetivas e internacionais quanto à ação.
Além da presença de gestores locais, representantes dos cinco continentes foram convidados para compartilharem as realizações implementadas em seus países. O estatuto social da associação permite, desde 2013, a adesão de membros de jurisdições diferentes da adotada nos Estados Unidos, visando a uma maior discussão em busca da melhor forma de garantir o registro empresarial.
O gestor alagoano foi convidado durante o Fórum de Registro Corporativo 2014 (CRF), realizado em março no Rio de Janeiro. No evento,o presidente da Juceal ministrou palestra sobre a desburocratização do registro empresarial e a total implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas.
“O convite para a participação na conferência, feito pessoalmente pela presidente da Iaca, confirma o efetivo trabalho que temos realizado em Alagoas. Examinar outras concepções quanto à diminuição da burocracia no registro, observando também as inovações tecnológicas utilizadas, é de suma importância para continuarmos simplificando a abertura, alteração e baixa de empresas no estado”, explica.
Estão programados para os quatro dias de eventos diversas palestras e oficinas. Os assuntos abordados caminham entre temas como a evolução de instituições empresariais, o uso de redes sociais para divulgação de ações, consolidação do emprego tecnologias digitais para maior segurança do registro e atualizações quanto à legislação vigente.
Segundo define, em carta convite, a presidente da Iaca, Jenny Acker, a conferência traz uma perspectiva internacional de estabelecimentos e órgãos de registro, além de funcionar como um estudo do que é feito nestas entidades.