Skip to content

Alagoas participa do Festival Cena Nordeste neste final de semana, em João Pessoa, na Paraíba

  • Home
  • Cultura
  • Alagoas participa do Festival Cena Nordeste neste final de semana, em João Pessoa, na Paraíba

Blog

Alagoas participa do Festival Cena Nordeste neste final de semana, em João Pessoa, na Paraíba

Outros encontros do Cena Nordeste Festival serão realizados em Maceió, nos dias 7 e 8 de junho – Foto: arquivo pessoal

Alagoas vai participar durante dois dias, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), do primeiro dos nove encontros da edição 2024 do Cena Nordeste Festival, em João Pessoa, na Paraíba. O evento gratuito acontece no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho.

Com o intuito de fomentar um intercâmbio artístico-cultural, a iniciativa, organizada pelo Consórcio Nordeste em colaboração com as secretarias estaduais de cultura da região, percorrerá as capitais nordestinas ao longo de nove fins de semana. Durante esse período, serão apresentados artistas de todos os estados nordestinos, representando oito linguagens culturais distintas, como arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro.

“Esta iniciativa é uma celebração genuína da nossa cultura nordestina, fortalecendo cada aspecto singular das suas expressões artísticas e promovendo a riqueza da nossa identidade cultural”, destacou a Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Com a sua sanfona, o cantor e compositor alagoano, Fidellis, levará o forró pé de serra para o festival. “A felicidade é muito grande em estar indo representar o forró de Alagoas no Festival Cena Nordeste. Por meio do intercâmbio promovido nos encontros do festival, podemos estabelecer a comunicação com artistas de várias partes da região e promover uma discussão sobre a arte produzida no Nordeste. Além disso, no espaço vamos ter a oportunidade de discutir não somente sobre estética e poética, mas também falar sobre as cenas locais, fomento à produção cultural, as adversidades e maneiras de superá-las”, pontuou o artista alagoano.

Por ser o atual coordenador da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, o estado da Paraíba sediará o primeiro dos nove encontros realizados durante o ano de 2024.

“O Cena Nordeste Festival é a possibilidade de propormos a integração da região através de diferentes linguagens culturais. É um trabalho coletivo, articulado pelas diferentes secretarias de cultura, e que vai promover um interessante intercâmbio, uma rica circulação de artistas nordestinos pelo próprio Nordeste. Eu penso que é uma potência incrível a realização de encontros sistemáticos em todas as capitais da região, e em todos eles termos representantes dos nove estados. Tudo gratuito para o público local”, pontuou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.

Depois da capital paraibana, os outros encontros do Cena Nordeste Festival serão realizados em Maceió, nos dias 7 e 8 de junho, e São Luís, nos dias 5 e 6 de julho. Em seguida, Teresina será responsável por sediar nos dias 2 e 3 de agosto e a capital do frevo pernambucano, Recife, sediará nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Já os demais encontros serão realizados em Natal, nos dias 21 e 22 de setembro, em Aracaju nos dias 11 e de de outubro, em Fortaleza nos dias 16 e 17 de novembro e será encerrado em Salvador nos dias 07 e 08 de dezembro.

Confira a programação 

Sexta-feira (10 de maio) 10h às 16h – Arte urbana (Grupo Osmo Crew)16h às 23h55 – Feirinha – Palco da Praça do Povo16h30 – Trio de Forró18h30 – Espetáculo de teatro “Aquelas: uma dieta para caber no mundo” – Sala de Concertos19h30 – Apresentação da banda de forró “Os Anselmos” – Teatro de Arena20h45 – Apresentação da banda de forró Fidellis – Teatro de Arena22h15 – Apresentação da banda “Seu Pereira e Coletivo 401” -Teatro de Arena

Sábado (11 de maio) 10h às 16h – Arte urbana (Grupo Osmo Crew)10h – Apresentação de cultura popular do grupo “Cacuriá de Dona Teté” – Praça do Povo14h – Mostra de audiovisual (Álbum de Família, de Milena Rocha; Cidade entre Rios, de Leonardo Mendes e Weslley Oliveira; Gorete Canivete, de Rivanildo Feitosa; Encarnado de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro) – Cine Banguê16h – Circo Grock – Sala de Concertos16h às 23h55 – Feirinha19h – Espetáculo de dança “Deste Nór” – Teatro Paulo Pontes21h – Apresentação da banda “Roça Sound” – Teatro de Arena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também