O Diretor Geral da Perícia Oficial de Alagoas, Manoel Melo Filho, participa nos dias 11 e 12 de novembro, da XXV Reunião do Conselho Nacional de Dirigentes Gerais de Órgãos Periciais Forenses do Brasil. O encontro, iniciado nesta manhã, acontece no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, no estado do Pará.
Composto por todos os dirigentes gerais dos órgãos periciais estaduais do Brasil, e pelo dirigente geral da perícia da Polícia Federal, o Conselho é um órgão colegiado responsável por debater assuntos na área forense criminal.
Segundo Manoel Melo, neste evento específico, os conselheiros irão debater temas como a plenitude da autonomia criminal no Brasil, as pericias para seguro DPVAT, no âmbito da medicina legal, e sobre o banco de dados de perfil genéticos. “Alagoas precisa acompanhar tudo que está acontecendo a nível nacional no que diz respeito à boa gestão da pericia criminal”, afirmou Melo.
A reunião do conselho está acontecendo simultaneamente ao IV Seminário Nacional de DNA e Laboratório Forense, promovido pela Associação Brasileira de Criminalística – ABC e pela Associação de Peritos Oficiais do Pará – ASPOP. O evento será composto de palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas com profissionais da pericia criminal brasileira para mostrar os avanços na área de DNA a Laboratórios Forenses.