×

Alagoas

Alagoas participa de Curso Nacional de Análise Criminal do Ministério da Justiça

A Polícia Civil de Alagoas participou da 1ª Edição do Curso Nacional de Análise Criminal, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, no período de 22 de outubro a 8 de novembro, na Cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.

O delegado Medson Maia, diretor de Estatística e Informática (Deinfo) da Polícia Civil alagoana, representou a instituição e será multiplicador em Alagoas.

Participaram da capacitação 75 policiais civis e militares de todos os estados do Brasil. Além do diretor do Deinfo, por Alagoas, participaram o tenente-coronel Mario Jorge e o capitão Anderson Cabral, chefe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Defesa Social.

O curso teve por objetivo desenvolver competências, habilidades e atitudes nos profissionais de Segurança Pública, para o desempenho da atividade de análise criminal, subsidiando os gestores das instituições para a tomada de decisão no planejamento estratégico, tático, operacional e administrativo.

Além de estágio prático na cidade que sediou o evento, o curso teve carga de 120 horas/aula, com disciplinas de Análise Criminal, Teorias Criminais, Estatística, Análise de Problemas e Indicadores, Sistemas de Informações Geográficas, Metodologia para Produção do Conhecimento e Análise Criminal como Estratégia de Contra Inteligência.

Para o delegado Medson Maia, o curso marca um novo momento na Segurança Pública do Brasil e de Alagoas. “A União e os Estados, através da capacitação de seus agentes, busca ferramentas eficazes para o combate do fenômeno da criminalidade”, afirmou.

O delegado Medson Maia (PC) e o capitão Anderson Cabral (Seds) já estudam a multiplicação do Curso de Análise Criminal em Alagoas. “Pretendemos organizar turmas integradas (PM e PC) visando difundir os conhecimentos”, acrescenta Anderson Cabral.