×

Meio Ambiente

Alagoas participa de congresso que debate gestão do litoral brasileiro

Idéia é construir uma espécie de roteiro que sirva de referência

O Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) está representando Alagoas, desde o dia 3 de maio, no II Congresso Ibero Americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os Serviços Ecossistêmicos das Costas e Oceanos (GIAL 2016) que está acontecendo na cidade de Florianópolis (SC). O evento encerra no sábado, dia 7.

Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede Iberoamericana de Manejo Costeiro Integrado (Ibermar), em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Cádiz (UCA), o congresso é considerado de grande relevância para a construção conjunta dos conhecimentos sobre a costa, o mar e sua gestão.

Segundo Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA, eventos como o GIAL contribuem para o intercâmbio de conhecimento e experiência entre autoridades, gestores, instituições acadêmicas, centros de pesquisa e movimentos sociais. “A idéia é construir uma espécie de roteiro que sirva de referência para tomadores de decisão e para a comunidade científica”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador, o congresso recorda os compromissos globais e regionais relacionados à gestão dos espaços e dos recursos costeiros e marinhos dos países ibero-americanos, além de dar continuidade e aprofundar as metas propostas no I Congresso Ibero americano de GIAL, que aconteceu em janeiro de 2012, na cidade de Cádiz, Espanha, contando com a participação de mais de 300 representantes de 20 países da Ibero-América.