×

Meio Ambiente

Alagoas participa das comemorações dos 510 anos de descoberta do rio São Francisco

Navegador europeu descobriu o Rio São Francisco há 510 anos

Há 510 anos, no dia 04 de outubro, o navegador genovês Américo Vespúcio deparava-se com o grande Opara, como era chamado o rio São Francisco pelas civilizações que primeiro habitaram o Brasil. Em comemoração a data, serão realizadas, ao mesmo tempo, na próxima semana, nos dias 03 e 04 de outubro, segunda e terça-feira, diversas atividades artísticas, culturais e ambientais nos municípios de São Roque de Minas (MG), representando a nascente, Penedo (AL), Piaçabuçu (AL), Amparo do São Francisco (SE) e Propriá (SE), representando a foz do rio.

Em Alagoas, as atividades serão concentradas na histórica cidade de Penedo com a realização de gincana socioambiental, palestras, mutirão de limpeza do rio, lançamento de publicações, oficinas culturais e ambientais, exposição de artesanatos, exibição de vídeos, exposição fotográfica, apresentações artísticas e um abraço coletivo ao “Velho Chico”. Piaçabuçu, localizada na foz do São Francisco, também executará uma programação festiva com atividades artísticas e ambientais.

Além disso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fará dois peixamentos inserindo 600 mil peixes de espécies nativas no “Velho Chico” em trechos do rio em Penedo e em Piaçabuçu.

As comemorações dos 510 anos de descobrimento do rio São Francisco pretendem levar a população a uma reflexão sobre sua revitalização. Desde o início do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, em 2004, o Governo Federal tem destinado investimentos e apoiado inúmeros projetos voltados para a recuperação e conservação da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Hoje, sete anos após ser desencadeado o processo de revitalização do rio, uma nova realidade socioambiental já começa a se desenhar na bacia do “Velho Chico” com saneamento ambiental, recuperação de áreas degradadas, inclusão produtiva das populações dos municípios do vale do São Francisco, entre outras experiências exitosas. Pretende-se por meio deste evento, compartilhar informações quanto às ações em andamento no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em prol de sua revitalização.

De acordo com Pedro Melo, chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, está programada a participação de caravanas vindas de diversos municípios, como Igreja Nova e Porto Real do Colégio. “Estamos aguardando uma expressiva participação popular. Queremos envolver a população nas ações de revitalização do São Francisco”, explicou.

As atividades estão sendo coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e em Alagoas contam com o apoio da Codevasf, prefeituras de Penedo e Igreja Nova, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e ONGs ambientalistas.