Para incentivar ações de recuperação das matas ciliares e nascentes, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) utiliza o projeto Alagoas mais Verde, que já passou por 42 municípios e realizou o plantio de mais de 27 mil mudas nativas, desde 2015.
Na última terça-feira (08), o projeto desembarcou na Barra de São Miguel, onde, com o auxilio dos alunos da Escola Municipal Professora Marinalva Gonçalves, plantou 150 mudas na Mata Ciliar do riacho Maceiozinho, principal afluente do Rio Niquim. Com isso, o município soma um número de 900 indivíduos plantados por meio do projeto.
Realizado pela Gerência de Educação Ambiental do IMA-AL, o Alagoas Mais Verde tem base na Constituição Federal de 1988, artigo 225 que trata da recuperação de áreas degradadas. Com isso, o órgão pretende gerar consciência ambiental sobre a importância da manutenção e recuperação das espécies vegetais.
Por seu caráter educativo, o projeto mobiliza escolas e lideranças regionais, que após receberem uma palestra de técnicos capacitados, auxiliam no plantio das mudas sob orientação da equipe.
