As peças de barro produzidas pelo artesão capelense João das Alagoas estão entre os produtos alagoanos em exposição na Fenearte
O talento e a identidade cultural de Alagoas podem ser encontrados na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) até o próximo domingo (11), com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística. A feira, em sua 11ª edição, é realizada no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco, e reúne mais de 4,5 mil expositores.
A feira foi aberta na última sexta-feira (2) e segundo os organizadores, somente nos três primeiros dias, cerca de 80 mil pessoas estiveram presentes no Centro de Convenções, ‘garimpando’ e comprando produtos diversos, como objeto de decoração, roupas, acessórios, comidas, brinquedos e outros artefatos artesanais, além de aproveitar a programação de oficinas, shows e desfiles.
Alagoas está presente com o artesanato produzido em cidades polos, como Capela, com as estatuetas de barro produzidas pelo artista de destaque no cenário nacional João das Alagoas e seus discípulos. Maceió será representada pela Associação da Manualidades, com produtos em tecidos, bolsas, roupas e utensílios domésticos. O Pontal de Coruripe estará representado pelas peças feitas da palha do ouricuri e o município de Feliz Deserto, com produtos feitos de papel artesanal do bagaço da cana e de palha de taboa.
Outra cidade presente é Penedo, que apresenta roupas e acessórios feitos com o bordado “ponto-cheio” da Associação de Inclusão Social das Bordadeiras. De Boca da Mata, estão sendo expostos produtos de patchwork e esculturas em madeira, além do tradicional filé – cama, mesa e banho – da cidade de Marechal Deodoro.
A participação do artesanato alagoano na Fenearte, além de outros eventos, ocorre com a contribuição direta do governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, que executa o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas.
Segundo a coordenadora do PAB Alagoas, Sônia Normande, o Estado expõe e comercializa seu artesanato desde o início da Fenearte e hoje é considerada a maior feira do segmento da região e uma das maiores do país, sendo sempre votada como essencial a participação do programa pelas 27 coordenadorias. “Essa feira reúne diversas oportunidades para os artesãos, como comercializar para o público visitante, participar de rodadas de negócios e receber grandes encomendas. Todos os dias da feira os artesãos vendem tudo o que há no estande”, destaca a coordenadora.
