Na próxima terça-feira, 17, o Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, com apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), abrirá suas portas às 19h30, para o lançamento da revista literária Página Aberta e da palestra “A literatura latino-americana: desafios e perspectivas”, que será proferida pelo poeta, ensaísta e crítico literário Rosalvo Acioli Júnior.
A revista Página Aberta fará uma interligação entre os escritores brasileiros e estrangeiros, em especial dos latino-americanos, por meio de seus textos. “A revista é destinada para quem sabe escrever literatura e para quem sabe ler literatura. Temos o compromisso de estimular a publicação de textos inéditos de diferentes gêneros e de reconhecer os valores literários brasileiros e latino-americanos”, ressaltou Acioli.
A primeira edição traz em destaque o conto inédito “Eponina sente raiva”, do célebre escritor alagoano Breno Accioly, e reúne os ensaios inéditos “Para uma hermenêutica da história latino-americana”, do uruguaio Jorge Majfud; “Por que Guimarães Rosa?”, do mineiro Fábio Lucas; “Charles Baudelaire e Os Cegos”, da portuguesa Ermelinda Ferreira, radicada no Brasil; “Comendador Teixeira Basto”, do alagoano Arnaldo Paiva e “A descoberta de um mundo particular” (sobre a escritora Clarice Lispector), da mineira Ariadne Lima.
A edição traz também o fragmento da novela “El sol después”, da argentina Líliana Heer, os poemas inéditos de Gilberto Mendonça Teles, Domingos Pellegrini, Márcio Catunda e Milton Rosendo, e o depoimento, concedido a Naísia Xavier, do poeta Lêdo Ivo sobre o escritor mineiro Lúcio Cardoso, com quem manteve relacionamento literário no Rio de Janeiro.
A revista publica ainda os poemas inéditos do sérvio Vasko Popa, do italiano Giuseppe Ungaretti e do inglês Robert Graves, traduzidos pelo poeta Rosalvo Acioli Júnior, que também traduziu o ensaio de Jorge Majfud e o texto ficcional de Liliana Heer.
A publicação da primeira edição da revista Página Aberta, foi impressa na Cepal – Gráfica Graciliano Ramos, e tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e da Braskem. A revista será distribuída gratuitamente no Brasil e no exterior.
Palestra
Antes do lançamento da revista Página Aberta será apresentada a palestra “Aspectos da literatura latino-americana: desafios e perspectivas”, proferida pelo poeta, ensaísta e crítico literário Rosalvo Acioli Júnior.
Com dois livros de poesia publicados, Sonhos Imaginários (1984), indicado aos prêmios Jabuti de Melhor livro de Poesia em 1985 e Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras em 1986, e Maceió (1987), e com quase duas dezenas de livros inéditos nos gêneros Poesia, Conto, Crônica, Ensaio e Romance, alguns programados e em fase de editoração, Acioli antecipa alguns pontos que serão destacados na sua palestra.
“Há uma renovação na literatura latino-americana promovida por escritores de língua portuguesa e espanhola que surgiram nos meios literários com a publicação de obras interessantes e consistentes nos últimos 20 anos. Na palestra, falarei sobre o assunto e argumentarei acerca da importância e da ascensão literária de escritores latino-americanos das novas gerações”, disse.