O sistema cooperativista de Alagoas ganha mais força. Na última semana, os médicos do Hospital Sanatório resolveram se associar e criar a Cooperativa Médica do Sanatório , a Sanacoop. Com a criação da nova cooperativa a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) passa a ter 99 cooperativas em todo estado, sendo 23 no ramo da saúde.
Até o final de 2009 a OCB/AL registrava nos ramos da agropecuária e saúde vinte e duas cooperativas em cada setor. Com a união dos médicos do Hospital Sanatório o saúde passa liderar o número de cooperativas no estado, que possui ainda unidades nos setores do trabalho, transporte, crédito, educacional, produção, habitacional e turismo e lazer.
Segundo o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha, a união de médicos em cooperativas virou uma tendência em todo no Brasil. “Os médicos dos hospitais de todo estado como, por exemplo, o antigo Sesi, que hoje é Hospital Artur Ramos; os médicos que prestam serviço a Santa Casa de Maceió, cada um deles criaram uma cooperativa com o objetivo de melhorar os serviços”, ressaltou.
Ainda de acordo com o presidente da OCB/AL cada hospital possui uma série de convênios particulares e públicos e com a criação de uma cooperativa de médicos os profissionais da saúde que prestam serviço no Sanatório passam a ser representados por uma empresa. “A formação de mais uma cooperativa mostra que as diretrizes do cooperativismo esta se consolidando no estado”.