
O governador em exercício, José Wanderley, defendeu importância da conscientização ambiental para as novas gerações
O governador em exercício, José Wanderley Neto, participou, nesta terça-feira (31), da inauguração da primeira unidade descentralizada da sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita. O evento também serviu para lançar o projeto Navegando com o Meio Ambiente e apresentar o barco-escola, que tem capacidade para 50 alunos.
O presidente do IMA, Adriano Augusto, disse que o projeto deverá promover a educação ambiental de crianças, visando a preservação do meio-ambiente, através da conscientização ambiental. “Vamos, diariamente, levar essas crianças a um passeio nas lagoas, demonstrando nossas belezas, mas ensinando como preservá-las”, explicou. Segundo ele, a unidade descentralizada vai facilitar a fiscalização e o monitoramento ambiental de toda a região abrangida pela APA de Santa Rita.
José Wanderley avaliou a iniciativa como uma obra que vai atender duas principais bases de desenvolvimento – a prevenção e a educação. “Estamos cuidando do meio ambiente através da prevenção e educando o cidadão. É muito importante que essa nova geração cresça compreendendo a importância disso. É uma ação que comprova a preocupação do Governo com a preservação do meio-ambiente”, sintetizou.
O projeto contou com parceiros fundamentais para sua concretização, como o a Braskem, que viabilizou a construção, e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), responsável pela cessão do terreno. A expectativa da SPU, segundo o secretário José Roberto, é de que a área venha a atender ao propósito de educar crianças formando uma geração mais preparada para o futuro em termos ambientais. “Cedemos esse imóvel, que era de propriedade da União, com esse objetivo de reforçar a função socioambiental da SPU; esperamos que o local seja bem aproveitado no sentindo de preservar o meio ambiente e, em especial, a APA de Santa Rita”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, representou o Ministério Público na solenidade e reforçou as atribuições da instituição, ressaltando que a vida e o meio ambiente são as principais vertentes defendidas pelo órgão. “É uma iniciativa que valoriza a preservação e isso é muito importante para toda biodiversidade. Criar essa consciência ecológica gera um crescimento futuro”, defendeu.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama, destacou a importância dos parceiros que ajudaram a viabilizar a unidade e elogiou a iniciativa do presidente do IMA, Adriano Augusto. “É uma ação efetiva da visão do futuro”, definiu Gama.