Encerrando o calendário de 2025, o Alagoas Feita à Mão finaliza o ano com resultados expressivos - Foto: Assessoria
A participação de Alagoas na 36ª Feira Nacional de Artesanato, realizada entre os dias 3 e 7 de dezembro no Expominas, em Belo Horizonte, encerrou com resultados positivos para o fortalecimento do artesanato alagoano. As obras das 12 produções selecionadas pelo Sebrae em parceria com o programa Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), somaram R$ 193.654 em vendas, demonstrando o reconhecimento do público e o potencial comercial do setor.
A presença do estado na feira foi garantida pela articulação entre o Governo de Alagoas, por meio da Serfi, e o Sebrae Alagoas, responsável pela seleção das produções participantes. A parceria assegurou desde a curadoria até a logística de transporte das peças, possibilitando a participação do estado mesmo sem a presença integral dos criadores. Ainda assim, alguns artesãos marcaram presença no evento, incluindo o Mestre Jasson, reforçando a representatividade da produção cultural alagoana no espaço. O estande do programa apresentou peças que evidenciam técnicas tradicionais, diversidade cultural e o alto padrão artístico característico de Alagoas. Foram apresentadas ao público obras de Maurício, Elisa, Jasson, Aline, Zé Branco, Leno, Leandro, Aberaldo, Associação dos Artesãos de Coruripe, Grupo Produtivo Fulô.A e Inbordal, representando diferentes linguagens, materiais e tradições que fortalecem a identidade cultural do estado.
Com os resultados positivos, o programa Alagoas Feita à Mão valoriza o artesanato como patrimônio econômico, cultural e social, ampliando a presença de Alagoas em grandes feiras e eventos nacionais por meio de parcerias estratégicas como a realizada com o Sebrae. A secretária Executiva do programa Alagoas Feita à Mão , Júlia Caroá, destacou a participação no evento: “O apoio logístico, a montagem do estande e a articulação com o Sebrae foram decisivos para o sucesso. Foi uma alegria ver o caminhão voltar praticamente vazio, o que mostra a força do nosso artesanato. Esse resultado é fruto de um ano de crescimento contínuo, com sete feiras realizadas, superando as expectativas de cada edição. Estamos motivados para as oportunidades que 2026 trará”, comemora Júlia Caroá, que representou o estado, juntamente com a gerente de Artesanato, Anne Ferreira.
Na avaliação do secretário de Estado Júlio Cezar (Sefi), o compromisso do Governo de Alagoas em dar continuidade à promoção do artesanato e da cultura seguiu gerando bons frutos, no decorrer de 2025. “Foi um ano intenso. Participamos de muitos eventos nacionais e internacionais, levando, por meio do Alagoas Feita à Mão. E isso a gente deve muito ao governador Paulo Dantas e ao apoio da secretária Paula Dantas (Seplag) a esse setor que cresce, cada vez mais, além fronteiras, vendendo não só a marca, mas essa identidade de Alagoas”, ressaltou Júlio Cezar.
Agência Alagoas
