Na manhã desta quarta-feira (19), a Defesa Civil de Alagoas encaminhou 107 barracas provisórias para abrigar as famílias que ficaram desalojadas após as enchentes que afetaram, na última semana, os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, localizados na região serrana do Rio de Janeiro.
As barracas foram utilizadas de maneira emergencial durante a calamidade que atingiu 19 munícipios alagoanos em junho de 2010. Elas foram doadas pela empresa Rotary Club Internacional por meio da ONG Shelter Box. Os módulos medem 25 m² e são feitos com material impermeável e resistente às chamas. Um avião da Força Aérea Nacional foi enviado especialmente para transportar as barracas que já estão no estado do Rio de Janeiro.
Além disso, o Corpo de Bombeiros já arrecadou cerca de 1,5 tonelada de alimentos e 230 pacotes com 30kg de roupas cada, doados pela população alagoana. O material deverá ser encaminhado até o final desta semana.
A mobilização em Alagoas já atinge um grande número de pessoas, inclusive aquelas que foram afetadas pelas enchentes de junho, como moradores de Paulo Jacinto, que se organizaram e já arrecadaram uma quantidade considerável de roupas, colchões, comidas e água potável. A campanha de arrecadação no município ganhou espaço na mídia nacional.
Para quem deseja fazer doações, o ponto oficial de recebimento dos donativos em Maceió é a sede da Cruz Vermelha, situada na Avenida Gustavo Paiva, na Jatiúca. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também se organizaram para arrecadar roupas, alimentos e materiais de higiene pessoal.