×

Alagoas

Alagoas e Unicef unem forças para reduzir mortalidade infantil

Alagoas ganha importante parceiro para fortalecer ações voltadas para reduzir a mortalidade infantil. O governador Teotonio Vilela Filho e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Salvador Soler, firmaram uma parceria para ampliar estratégias com o objetivo de melhorar indicadores de mortalidade infantil em 30 municípios alagoanos, que não aderiram ao Selo Unicef. O vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), João de Paula, também participou da solenidade de lançamento Selo Unicef Município Aprovado 2009-2012.

Na ocasião, Vilela repassou a Soler, recursos na ordem de R$ 500 mil, do tesouro estadual oriundos do Fundo de Combate à Pobreza para que seja realizadas as ações em Alagoas. A articuladora estadual do Selo, Ana Azevedo também participará do ato.

Essa é a terceira edição do Selo Unicef Município Aprovado 2009/2012, destinado para 72 municípios alagoanos. Em Alagoas, já foram contemplados com o selo nas últimas versões as cidades de Coruripe, Estrela de Alagoas, Flexeiras, União dos Palmares, Piranhas, Taquarana, Viçosa e Piaçabuçu.

O Selo tem como objetivo fortalecer e mobilizar governos e sociedade para que o país conquiste suas metas prioritárias e reduza as desigualdades regionais, relacionadas à proteção e a garantia dos direitos da infância e da adolescência e alcance os objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Selo – O projeto começou no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000, 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”.

O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga. É a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF – Município Aprovado é um compromisso com a construção da cidadania.

O evento reúne ainda gestores dos 102 municípios, representantes de ONGs, Pastoral da Criança, Comitê Estadual de Redução da Mortalidade Infantil, representantes de diversas secretarias estaduais e convidados.