Primeira unidade federativa do país a implantar e habilitar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em todos os municípios, Alagoas foi o primeiro local visitado pela equipe do Seminário Brasil Mais Simples para divulgar o momento atual vivido pelo país quanto ao registro e à legalização de empresas.
Organizadas pela divisão nacional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoa (Sebrae), as filmagens foram iniciadas, nesta quinta-feira (9), em Pão de Açúcar, cidade escolhida como exemplo para expor a integração com órgãos legalizadores e ambiente favorável para a criação de empresas.
Após a visita à cidade do Sertão alagoano, as filmagens continuaram na sede da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), situada em Maceió. Responsável pela implantação e integração da Redesim, a Juceal é referência nacional no registro empresarial pela agilidade e desburocratização de seus serviços.
No órgão alagoano de registro, a equipe de filmagem observou a protocolização de processos e conversou com alguns clientes sobre o momento positivo vivido pela Juceal. Na oportunidade, a consultora Priscila Plentz, que estava no local para protocolar uma abertura de empresa, participou da filmagem e garantiu que hoje o tempo de saída de processos diminuiu bastante, facilitando a vida de contadores e empresários. A Juceal tem o prazo de até 48h para saída de processos, um dos menores do país.
A diretora de filmagem, Diana Svintiskas, afirmou que, além de Alagoas, as experiências em Minas Gerais e Rio Grande do Sul também serão divulgadas, porém a escolha por iniciar no estado nordestino aconteceu pelo destaque nacional de Alagoas nos processos de registro e legalização empresarial.
Aproveitando a ocasião, a equipe de filmagem registrou a visita técnica feita por representantes da Junta Comercial do Estado de Rio Grande do Norte (JUCERN), que também acontecia na sede do órgão alagoano, nesta quinta, 9. A diretoria do órgão potiguar de registro deslocou-se a Alagoas para conhecer os detalhes da implantação da Redesim e o sistema Junta Digital, ferramenta que permite o fluxo digital de processos.
As filmagens organizadas pelo Sebrae Nacional continuarão nesta sexta-feira (10), em Arapiraca, onde a equipe registrará o Encontro de Administradores da Redesim, organizado pela Juceal e Sebrae/AL.
