Indústria alagoana da química e do plástico é referência nacional
A Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas é tida como referência no País. Constituída por mais de 50 empresas que integram da primeira à terceira geração da produção, da extração de matéria prima à industrialização. A primeira corresponde às petroquímicas, que extraem a matéria-prima do meio ambiente e a transforma em produtos, como a produção de resina pela Braskem.
Já a segunda geração compreende as empresas que utilizam a resina para a produção de determinados produtos, compostos do PVC. A terceira geração utiliza o composto para a fabricação de produtos finais, como a indústria Krona, que está em construção no polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, e produz tubos e conexões. A reutilização dos restos da produção e descarte do consumidor final compreende a última geração.
O polo de Marechal
Nos últimos quatro anos, indústrias como a Jaraguá Equipamentos, com investimentos de R$ 72 milhões, e diversas empresas inseridas na Cadeia Produtiva da Química e do Plástico – a exemplo de Fiabesa Alagoas, Corr Plastik Industrial do Nordeste, BBA Nordeste Indústria e Nordaplast – se instalaram no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, localizado no município de Marechal Deodoro.
Além da Braskem e da Krona, novos empreendimentos ainda serão implantados no Polo, sendo duas indústrias de cimento, uma de fertilizantes e outra voltada para a fabricação de fraldas e absorventes.
