×

Alagoas

Alagoas e Piauí compartilham experiências na Educação

O secretário Rogério Teófilo apresentou o programa Geração Saber a técnicos do Piauí

Na manhã desta sexta-feira (25), os estados de Alagoas e Piauí compartilharam experiências para a construção de políticas públicas em educação: técnicos da Secretaria de Educação do Piauí visitaram Alagoas e se reuniram com o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, e a secretária adjunta, Cícera Pinheiro, para conhecer detalhes sobre a elaboração e implementação do programa Geração Saber.

O programa é a política de Estado que os técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) desenvolveram para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e reverter os índices educacionais alagoanos.

A comissão piauiense se informou sobre como se deu a criação do programa e a cooperação entre o Estado, Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) na elaboração de estratégias que atendessem à realidade educacional do Estado de forma a incrementar a aprendizagem dos alunos da rede pública alagoana.

Conquistas

A secretária adjunta da Educação, Cícera Pinheiro, lembrou que a construção do programa contou com a participação de vários segmentos da sociedade alagoana e destacou os avanços conquistados nos últimos três anos, quando começaram os estudos e discussões para a elaboração das ações.

“Após o Geração Saber, passamos a ter uma visão sistêmica e organizada da educação em Alagoas. Hoje, Estado e município atuam como uma grande rede integrada, tendo como único foco o aluno da rede pública e recentemente, foi regulamentado o regime de colaboração que permite às duas esferas empreenderem parcerias em ações como transporte escolar e permuta de prédios”, contou.

A consultora do MEC/Pnud em Alagoas, Liliane Marchiorato, explicou que os projetos de cooperação devem estar voltados para o desenvolvimento de ações que promovam mudanças na realidade educacional. “A experiência que tivemos em Alagoas foi pioneira, pois o MEC e o Pnud apoiaram um programa que foi construído pelos técnicos locais e não o contrário. E a partir do que foi iniciado aqui, novos projetos já estão em desenvolvimento na prefeitura de Maceió e no estado do Maranhão”, destaca.

Similaridades

A superintendente da Secretaria de Educação do Piauí, Joara Ribeiro, ressaltou as semelhanças entre a realidade do seu estado e Alagoas. Ela revelou que o Piauí também passa por um momento de reestruturação na área da educação. “Estamos em um momento propício para conhecer novas experiências e Alagoas é uma referência com o Geração Saber pelo êxito da cooperação técnica com o MEC/Pnud. Além disso, também queríamos conhecer como se dava o processo de articulação com os municípios”, disse a técnica.

O secretário da Educação de Alagoas, Rogério Teófilo, afirmou que em 2011, muitas estratégias do Geração Saber serão implementadas e falou da credibilidade do programa junto ao MEC. “O trabalho que desenvolvemos em Alagoas conta com aprovação do governo federal e isso foi possível graças ao comprometimento de nossos técnicos e ao apoio do MEC e Pnud. Temos muito orgulho de ter desenvolvido o Geração Saber e estamos à disposição para compartilhar nossa experiência com o Piauí, o Maranhão e outros estados ou municípios que desejem conhecê-la”, afirmou.

No final da tarde, os técnicos do Piauí visitaram o município de Rio Largo para conhecer a construção de escolas no método pré-moldado. Também compunham a comitiva piauiense a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Marta Lúcia Freitas; o diretor da Unidade de Planejamento, Raimundo Nonato Rodrigues; a coordenadora das Escolas de Tempo Integral, Alcina Sotero e a coordenadora de Apoio Pedagógico da Gerência de Educação Infantil, Joana D’Arc de Araújo.