No estado são registrados 8,8 homicídios para cada 100 mil mulheres
O 'Mapa da Violência de 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil' divulgado nesta segunda-feira, 07 de maio, mostrou que Alagoas é o segundo lugar do mundo onde mais acontece homicídio de mulheres. O estudo examinou os dados coletados pelas Secretarias de Segurança Pública de 84 países e concluiu que em Alagoas são registrados 8,8 homicídios para cada 100 mil mulheres. No índice geral, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking.
O país onde mais se mata mulheres, segundo o Mapa da Violência, é o El Salvador, com taxa de 10,3 vítimas para cada 100 mil mulheres, em seguida aparecem Trinidad e Tobago (7,9), Guatemala (7,9), Rússia (7,1), Colômbia (6,2) e Belize (4,6). Proporcionalmente, o número de homicídios contra mulheres praticados nos estados de Alagoas (8,3%) e Espirito Santo (9,4%), superam os registrados nesses países.
O estudo foi realizado em parceria do Instituto Sangari com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – FLACSO. Segundo o coordenador da pesquisa, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, o Mapa da Violência tem o objetivo de acompanhar a evolução do número de homicídios de mulheres entre 1980 e 2010, para que com isso sejam traçadas políticas públicas com o intuito de fazer com que esse número regrida. De 2000 para 2010, 43.486 mulheres foram assassinadas.
Outro dado levantado pelo estudo mostrou que na maioria dos casos (69%), os crimes são registrados dentro da própria casa da vítima. O resultado completo do estudo pode ser conferido no site http://www.mapadaviolencia.net.br.
