Alagoas é o terceiro estado do Nordeste em crescimento no estoque de empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses. Nesse período, foram criados 22.241 postos de trabalho, obtendo um acréscimo de 6,65% com relação ao estoque de emprego no último ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta sexta-feira (18).
Os setores que mais contribuíram para o alcance desses números foram a construção civil, com 8.139 postos de trabalho; serviços, com 6.355; a indústria da transformação, com 3.899 e o comércio, com 3.339.
O desempenho positivo da construção civil é reflexo da influência dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na recuperação e implantação de rodovias, acessos viários, ampliação e recuperação do sistema de abastecimento de água, bem como a ampliação imobiliária, com a construção de casas populares através do Minha Casa Minha Vida, as obras da Reconstrução e a duplicação da AL-101 Sul.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, destaca o empenho do Governo do Estado com a finalidade de aumentar a empregabilidade, mediante a atração de novas empresas.
“O governo estadual tem tido um papel importante na atração de novos investimentos para o desenvolvimento de Alagoas. Isso pode ser observado pelo bom desempenho alcançado com as novas contratações em todas as atividades econômicas do setor formal. A implantação desses novos investimentos oxigena toda a cadeia produtiva através, não só do surgimento das ocupações com carteira assinada, mas também pela criação de empregos indiretos”, frisou o secretário.
Segundo o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, LuiZ Otavio Gomes, só nos últimos quatro anos, Alagoas atraiu investimentos na ordem de R$ 5 bilhões, com mais de 50 indústrias de médio e grande portes e 25 empreendimentos comerciais.
Quanto à evolução do emprego formal nos últimos doze meses em municípios com mais de 30 mil habitantes, Maceió registrou 10.694 postos; Marechal Deodoro, 3.332; União dos Palmares, 2.067; Arapiraca, 1.986 e Santana do Ipanema, 552.
O setor de comércio deu uma alavancada expressiva no mês de outubro em relação ao mês anterior, o que representou uma expansão de 195%. Foram 701 postos de trabalho, superior aos 238 registrados em setembro, tendo em vista a proximidade das festas de fim de ano com o surgimento das contratações temporárias. Por outro lado, o setor de serviços obteve 375, diferente do mês anterior que alcançou uma variação positiva de 972 postos.
Estas novas contratações tiveram ação do Sine/AL, responsável pela intermediação da mão de obra nos 15 postos instalados no Estado, sendo nove no interior e quatro na capital. No último dia 15 deste mês, foi assinado acordo de cooperação técnica e operação para a implantação de um posto em Marechal Deodoro. Em breve, o município de Coruripe também ganhará uma unidade.
Para informações, o Sine Jaraguá pode ser contatado através do número 3315-1875 e pelo endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.
