A secretária Adjunta da secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Juliana Vergetti, e a diretora de Segurança Alimentar, Ana Paula Quintella, estiveram durante a última semana no estado de Minas Gerais, onde tiveram a oportunidade de conhecer e trazer para Alagoas experiências inovadoras e desenvolvidas com sucesso na área de segurança alimentar naquele Estado. Em contrapartida, através de um termo de cooperação técnica, os mineiros também irão implantar experiências desenvolvidas com sucesso pelo governo de Alagoas, como o das cestas nutricionais para gestantes, por exemplo.
As profissionais da Seades visitaram o programa das cozinhas comunitárias, para que ele seja adotado posteriormente aqui no Estado, aproveitando as cozinhas emergenciais que estão sendo instaladas atualmente nos acampamentos destinados aos desabrigados das enchentes. “Além das cozinhas comunitárias, trouxemos algumas das experiências desenvolvidas no município de Contagem, como o fortalecimento da agricultura familiar e o banco de alimentos, buscando reduzir a fome e evitar o desperdício”, destaca Juliana Vergetti.
A viagem a Minas Gerais faz parte de uma das metas a serem desenvolvidas na gestão do secretário Marcelo Palmeira, que é a de qualificar seus técnicos, para que se fortaleça as ações de inclusão produtiva, visando a redução das desigualdades sociais.
Para a secretária Adjunta, a experiência foi de grande importância, para a implantação, na Seades, de iniciativas que possam auxiliar a execução dos programas estabelecidos pelo secretário. “A visita foi de grande validade para que a nossa equipe técnica seja qualificada, e assim possa trazer ações a serem implantadas no âmbito estadual e também junto aos municípios”, destacou.