Alagoas se destacou durante o 18º Congresso Nacional de Fonoaudiologia, realizado no dia 23 de setembro, em Curitiba (PR). A campanha da voz promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ficou em primeiro lugar entre os trabalhos realizados no Norte e Nordeste. Das 35 campanhas realizadas no Brasil, a alagoana, durante a seleção, ficou entre as 11 melhores e na classificação geral obteve a sexta colocação.
Durante o congresso, a campanha da voz, realizada pelo Cerest, foi apresentada pela fonoaudióloga Conceição Pessoa, que representou a Secretaria de Estado da Saúde durante a premiação. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
O resultado foi considerado pela diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, e os técnicos do Cerest como fundamental e representa o reconhecimento ao trabalho que os profissionais realizam, procurando levar conhecimento à população.
“A campanha teve como foco levar esclarecimentos, principalmente aos que utilizam a voz profissionalmente. Durante o período da campanha, foram passadas informações sobre a higiene vocal e encaminhamento para realização dos devidos tratamentos”, ressaltou Gardênia Santana, informando que há o compromisso de executar ações direcionadas aos grupos de risco para desenvolvimento dos transtornos vocais.