Alagoas brilhou na noite de entrega do Programa Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), edição nacional. Foram 1.737 concorrentes de todo o país, 94 finalistas e apenas 18 vencedores, entre eles, a Marroquim Engenharia, que conquistou o primeiro lugar na modalidade Desenvolvimento Socioambiental da categoria Microempresa.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na cerimônia de premiação que aconteceu na última terça-feira (5), no Espaço Contemporâneo, em São Paulo.
Na ocasião, ele ressaltou a importância do PSQT como fonte de incentivo e reconhecimento para as empresas que apostam na responsabilidade social e qualidade do trabalho. “A responsabilidade social é um conceito que passou por profundas mudanças nos últimos anos e hoje ajuda a melhorar a produtividade e a competitividade das empresas, trazendo benefícios para toda a sociedade”, afirmou.
As toneladas de entulhos que sobravam da construção de casas e edifícios inspiraram a construtora Marroquim Engenharia a desenvolver fórmulas de reutilização do material. Para fazer a destinação dos resíduos correta, os funcionários da empresa foram orientados a separar o plástico e o papel das embalagens em baias que facilitam a entrega para uma cooperativa de reciclagem.
Os restos de madeira e resíduos de tijolos, cimento e de cerâmicas também passaram a ser separados e transformados em blocos de concreto, que são aproveitados na base de obras em fase inicial.
A separação dos restos de material utilizado nas construções proporcionou à empresa o primeiro lugar no PSQT, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria que tem incentivado a adoção de boas práticas nas empresas, cujos maiores benefícios são o maior valor das marcas, a redução de custos e o aumento da produtividade.