Primeira unidade federativa do país a implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em todos os seus municípios, Alagoas é exemplo na implementação do sistema para outros estados do país. Para falar sobre a integração da rede realizada no estado, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) foi convidada para palestrar no Encontro Nacional da Receita Federal, que ocorre em Belo Horizonte.
A apresentação feita pela Juceal acontece nesta quarta-feira (19), encerrando o último dia do encontro com a palestra denominada “Experiências e Perspectivas de Integração no Estado de Alagoas”. A exposição será ministrada pela gerente de tecnologia da Redesim no estado, Carolina Cavalcante.
O evento é direcionado para servidores da Receita Federal do Brasil que trabalham nas divisões de interação com o contribuinte e nas áreas de cadastro de delegacias do órgão nos estados, visando promover e articular o Projeto de Integração Nacional PIN-Redesim.
Em carta convite enviada pelo gerente do Projeto de Integração Nacional-Redesim, Carlos Vinicio Lacerda Nacif, declarou que a participação do órgão alagoano foi solicitada para que a experiência de sucesso do estado possa colaborar com outros servidores, servindo de estímulo à Integração Nacional.
Em Alagoas, a interface online da Redesim é o Portal Facilita Alagoas, responsável pelo início dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial, integrando prefeituras, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretária da Fazenda e Receita Federal.
“Após todas as fases de implantação e habilitação, hoje o estado vive o momento de suporte e melhorias da Redesim, procurando desenvolver o sistema que já é uma realidade em Alagoas. A participação em eventos como este permite que a gente possa compartilhar esta experiência positiva com os outros estados que estão implantando a rede”, destaca Carolina Cavalcante.
O encontro teve início nesta segunda-feira (17) e segue até hoje, ocorrendo no auditório da delegacia da Receita Federal na capital mineira.
