×

Esporte

Alagoas conquista medalhas de prata e bronze em Curitiba

Alagoanos estiveram no pódio nesse final de semana no Paraná

Alagoas conquistou suas primeiras medalhas na fase de esportes individuais das Olimpíadas Escolares 2011, em Curitiba (PR) para alunos/atletas de 15 a 17, neste sábado, primeiro dia de competições, no ginásio da Universidade Positivo. A jovem Carla Dayris, 15 anos, do Colégio Bom Conselho, de Bebedouro, ficou com a prata no taekwondo categoria leve (até 49 kg); já o judoca Allan Devis, 15 anos, do Colégio Intensivo – Maceió ficou com o bronze na categoria meio pesado (até 90 kg).

Na disputa feminina do taekwondo da categoria leve (até 49 kg), a alagoana Carla venceu suas três primeiras adversárias com grande facilidade: Santa Catarina por 1 a 0; Ceara por 18 a 1 e Paraná por 9 a 2. Na grande final, numa luta equilibrada terminada em 2 a 2 no tempo regulamentar, perdeu para a mineira Alline Resende na morte súbita, um resultado que não tirou o ar de tranqüilidade da alagoana.

“Não foi fácil. Ela luta muito bem e teve sorte de encaixar primeiro o último golpe. Mas valeu porque é minha primeira participação nesses jogos, já medalhei e ainda tenho mais duas chances nessas olimpíadas”, disse Carla Dayris, oferecendo essa medalha a sua mãe que está hospitaliza em Maceió, mas a incentivou a vir participar dos jogos. Ela também agradeceu ao técnico que a acompanhou na competição, Inaldo Nascimento, mestre 4º.

No judô os alagoanos tiveram muitas dificuldades, mas teve o destaque do jovem Allan Devis que demonstrou muita superação e tranqüilidade para passar por uma repescagem e conquistar o terceiro lugar na categoria meio pesado (até 90 kg) vencendo por ipon um judoca de Curitiba. Ele venceu as duas primeiras lutas também por ipon contra os atletas do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul; e perdeu a terceira luta por falta para o judoca de São Paulo, medalhista de ouro da competição.

“Poderia ter sido melhor, mas no judô é assim mesmo, basta um segundo de descuido e o adversário nos surpreende. Vamos aguardar as próximas olimpíadas”, disse o judoca Allan, que já foi bronze nas Olimpíadas Escolares 2010, em Fortaleza para alunos/atletas de 12 a 14 anos. Um jovem e talentoso atleta que tem muito futuro, segundo o técnico Charles da Silva.