×

Maceió

Alagoas comemora seus 192 anos de Emancipação Política

O governo de Alagoas comemora os 192 anos de Emancipação Política nesta quarta-feira, dia 16 de setembro. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por ocasião dessa data importante, vai homenagear 26 personalidades alagoanas defensoras do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental durante o desfile cívico-estudantil que comemora a emancipação a partir das 15h na Avenida da Paz, em Jaraguá.

Serão homenageados Toinho pescador, Dom Avelar Brandão Vilela, Teotônio Brandão Vilela, Hermeto Pascoal, Tânia de Maya Pedrosa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, José Geraldo Wanderley Marques, Octávio Brandão, Zélia Maia Nobre, Ladislau Neto, Artur Ramos, Ivan Fernandes Lima, Luiz de Araújo Pereira, Margot Dubeaux Leão, Alex Teixeira Barbosa, Anilda Leão, Nise da Silveira, Graciliano Ramos, Théo Brandão, Linda Mascarenhas, Bráulio Leite Jr., Paulo Pedrosa, Eloi Brandão Sá, Haeckel Duarte, Abelardo Duarte e Félix Lima Júnior.

O professor e secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, enfatiza que o desfile de 16 de setembro é um momento de contemplação que evidencia o civismo, amor e respeito à independência de Alagoas. “A sociedade alagoana precisa prestigiar os nossos educandos que serão as principais estrelas desse espetáculo”, considera o gestor.

A temática do desfile desse ano será “Educar para Preservar — Patrimônio e Meio Ambiente”. O evento contará com a presença de alunos das redes estadual e municipais, além do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e de unidades de ensino da rede particular que participam voluntariamente, a exemplo das escolas Maria José Omena, Santa Tereza, Floriano Peixoto, Fundação Bradesco e Colégio Marista. A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Arapiraca também participará da festa cívica.

Este ano o desfile levará à Avenida da Paz cerca de 4 mil pessoas — entre alunos, professores e comissão técnica. O início está previsto para as 15h, com concentração às 13h, entre o Clube Fênix Alagoana e a TIM Celular, com percurso até o estacionamento de Jaraguá.

Antes de ser realizado na Avenida da Paz, o desfile acontecia no Estádio Rei Pelé. Agora, depois de 10 anos, o evento ganhou popularidade e maior visibilidade. É considerado pelos organizadores como uma aula de civismo a céu aberto para os alunos e, sobretudo, para a população que o assiste, uma vez que são exibidas temáticas históricas e críticas que compõem o roteiro e o enredo, a cada ano.