Banda do Comendador José da Silva Peixoto de Penedo participa do desfile
Nesta sexta-feira (16), Alagoas comemora 194 anos de sua emancipação política de Pernambuco com um desfile cívico estudantil que percorrerá as ruas de Jaraguá a partir das 15h. Este ano, o evento homenageia as mulheres alagoanas e contará com a presença de 1.200 estudantes de todo o estado que percorrem trecho do Clube Fênix Alagoana, na Avenida da Paz, até o Memorial à República, próximo à Praça Marcílio Dias, em Jaraguá. Várias ruas das imediações estarão interditadas a partir de meio dia e serão liberadas somente após o final do desfile, às 17h30.
Segundo a secretária adjunta de Estado da Educação, Josicleide Moura, o momento será uma oportunidade para celebrar as raízes alagoanas bem como prestigiar estudantes que representam municípios de todas as regiões do estado. “Será um momento cívico muito rico, pois homenagearemos mulheres guerreiras e que orgulham Alagoas. Além disso, teremos alunos da rede pública de todo o estado desfilando e é importante que a sociedade compareça e prestigie estes jovens, que estão se esforçando muito para fazer uma bela apresentação”, destaca.
A secretária adjunta também salienta que o desfile contará com toda estrutura de segurança e assistência médica necessárias. “Estarão de prontidão em Jaraguá viaturas da Samu e do Corpo de Bombeiros, além de 200 militares que farão a segurança do evento”, informa.
O desfile – A concentração do desfile começa ao meio dia em frente à sede da operadora TIM, na Avenida da Paz. Ao todo, 21 um pelotões estarão na avenida acompanhados de 16 bandas fanfarra. Participam do evento as escolas estaduais Tiradentes, Edson Bernardes, Rubens Canuto, Geraldo Melo, Aurelina Palmeira e Benedita de Castro ( todas de Maceió); Comendador José da Silva Peixoto (Penedo), Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão), Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo), Humberto Mendes (Palmeira dos Índios) e Julieta Ramos (Paripueira).
Também estarão presentes a banda da Polícia Militar, alunos dos segmentos de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fanfarras dos municípios de Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Flexeiras e as bandas da Escola Municipal Pedro Carnaúba (Viçosa) e Centro Cultural do Benedito Bentes.
Homenageadas – Dezessete mulheres serão homenageadas pelos alunos: Joana Santos da Silva, marisqueira de Maceió; Nair da Bertina, criadora e brincante do folguedo Taieira; Djanira Santos Silva, professora; Maria Ivone Loureiro, professora; Isabel Torres de Oliveira, professora; Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol; Irinéia Rosa Nunes da Silva, artesã do Muquem, Maria Carmelita de Melo Machado, professora; Lúcia Regueira Lucena, professora; Maria Margarida Pugliesi, professora; Cacilda Damasceno Freitas, tabeliã e escrivã; Iete Melo Mathias, professora, Percina de Assis dos Santos, boleira; Hilda Maria da Silva, mestra de folguedo; Cleonice Barros de Lima, professora; Marinaide Lima de Queiroz Freitas, professora; Marcionila Verçosa do Rêgo, professora. Durante o evento ainda será distribuído ao público um cordel sobre a vida de cada mulher homenageada
A presença feminina no mercado de trabalho será destaque em um pelotão especial que apresentará profissões como jornalista, professora, arquiteta, jurista, artesã, política, motorista, cabeleireira, costureira, escritora.
Na ocasião, também haverá um tributo às cinco mulheres que já ocuparam o cargo de secretária estadual de Educação: Maria Dione Moura de Souza (1989-1990); Eunice Auto da Silva Nonô (1995-1996); Maria José Viana (1999-2002); Rosineide Lima Lins Costa (2003) e Márcia Valéria Lira Santana ( 2008-2009).
Ruas interditadas – A Superintendência Municipal de Transportes (SMTT) fará a interdição da Rua Desportista Humberto Mendes até a Praça Dois Leões. As barreiras estarão localizadas nos seguintes pontos:
Entre a Rua Cícero Toledo e a Travessa dos Artistas, por trás da Caixa Econômica Federal;
Na Rua Sá e Albuquerque, entre o Museu da Imagem e do Som (Misa) e a Travessa dos Artistas;
Entre a Rua Barão de Jaraguá e a Comendador Leão;
Na Praça Rayol;
Entre a Rua Mato Grosso com a Silvério Jorge, por trás da Capitania dos Portos;
Entre a Rua Silvério Jorge com a Rua Emílio Dias, que fica por trás da churrascaria e restaurante Carne do Sol do Picuí;
Entre a Rua Desportista Humberto Mendes e a Silvério Jorge, próximo ao Riacho Salgadinho, haverá isolamento nos dois sentidos, tanto bairro do Farol, quanto na praia;
Entre Rua Buarque de Macedo, onde passa o trilho do trem, até a Desportista Humberto Mendes.
