foco nos resultados e no empreendedorismo, o programa Alagoas Cidadã – que visa a redução da pobreza – terá um espaço próprio na sexta edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos. Promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), este ano a feira acontece mais cedo e será realizada em plena temporada turística, entre os dias 19 e 22 de janeiro, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá.
De acordo com a coordenação do programa, formada por gestores e técnicos da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve e da Organização Não Governamental Visão Mundial, o estande terá a presença de participantes dos grupos de 12 municípios alagoanos, além dos grupos constituídos em bairros periféricos de Maceió, como Jacintinho, Levada, Benedito Bentes e Fernão Velho.
“A participação do programa Alagoas Cidadã na feira dos municípios tem mobilizado os grupos da capital e do interior, que, pela primeira vez, vão participar de uma feira como essa, que prima por mostrar a diversificação do que é produzido em nosso Estado”, disse a analista de projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo.
Segundo ela, já foram identificados nos grupos do Alagoas Cidadã cerca de 620 micro e pequenos negócios em atividades como agricultura familiar, artesanato, alimentos, costura, comércio, cultura, entre outras atividades, que, mesmo que não tenham conotação econômica, proporcionam inclusão social a jovens, idosos e deficientes visuais, propiciando novas oportunidades.
Além da exposição de produtos como artesanato, objetos decorativos e confecções feitas por empreendedores dos grupos, o estande do programa, que ficará localizado logo na entrada da feira, terá um espaço dedicado à informação. Um vídeo sobre o programa, os parceiros e com depoimentos de participantes será apresentado no local. Agentes de desenvolvimento de grupos (ADGS) também vão trabalhar no estande prestando informações.
Programação
Além da exposição dos produtos, os participantes dos grupos vão ter espaço também na programação cultural da feira, que acontece no palco principal e em um coreto na parte interior. Entre os artistas, estão participantes dos grupos Quilombação, do Bom Parto; União e Progresso, de Teotônio Vilela; e Unidos pela Terra, de Inhapi, que apresentarão cantos de toada, recital de literatura de cordel, entre outros. Todas as noites haverá ainda o sorteio de um brinde para as pessoas que comprarem um produto no estande do programa.
Iniciado no segundo semestre de 2010, o Alagoas Cidadã faz parte da carteira de projetos da Desenvolve e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa está integrado às políticas públicas do Governo do Estado e conta com aporte de recursos oriundos do Fundo Estadual de Erradicação e Combate a Pobreza (Fecoep).
O programa, que tem como objetivo a inclusão produtiva de comunidades de baixa renda, trabalha com a educação financeira, proporcionando aos cidadãos capacitações e incentivo para o empreendedorismo e o acesso ao microcrédito. Atualmente, são cerca de 360 grupos envolvendo diretamente 3.820 pessoas – a maior parte mulheres.
De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a participação dos grupos na feira organizada pela AMA é mais uma oportunidade para que o Alagoas Cidadã seja apresentado aos municípios e à sociedade em geral, mostrando sua metodologia e os resultados obtidos até agora. Ele enfatiza a possibilidade de articulação com os gestores públicos para novas parcerias que visem inclusão produtiva e dinamização da economia alagoana.
“Para 2012, a meta é expandir cada vez mais o programa, atingir outros municípios e possibilitar o acesso ao crédito produtivo para que o empreendedor possa crescer e outros tenham a oportunidade de abrir o seu próprio negócio e gerar mais renda. Para isso, contamos com o empenho dos parceiros e do Governo do Estado, que vem trabalhando com políticas públicas com foco na diminuição das desigualdades sociais e na redução da pobreza”, finalizou Quintiliano.
Ações