O balanço da participação da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas foi positivo. Muitas vendas, informações e o mais importante: os participantes dos grupos comprovaram que os ensinamentos em educação financeira que fazem parte da metodologia utilizada nas reuniões dos grupos podem, sim, tornar seus pequenos negócios mais competitivos e lucrativos.
Durante os quatro dias de exposição na feira de negócios dos municípios alagoanos, que terminou no último domingo (22), o estande do Programa Alagoas Cidadã recebeu inúmeros visitantes, inclusive gestores públicos que foram buscar informações sobre o que é o programa, qual a metodologia utilizada e como ele pode ajudar as comunidades de seus municípios a crescerem em suas atividades e negócios, ou mesmo se tornarem mais esclarecidos e autossuficientes como cidadãos.
De acordo com a representante da ONG Visão Mundial, Rita Amorim, parceira do programa com a Desenvolve, o estande atraiu secretários municipais de diversas áreas, como turismo, educação, assistência social e cultura. Os gestores municipais ficaram entusiasmados com os resultados da metodologia aplicada no programa.
Para a secretária de Cultura do município de Maragogi, Raquel Novolisio, o programa poderá ajudar muito as comunidades do município, e que já trabalham em grupos na fabricação de artesanato e das famosas gomas, para que eles possam entender mais sobre gestão de negócios e se aprimorar cada vez mais.
“Maragogi possui vários assentamentos agrícolas e muita gente vem trabalhando em grupo, e até formando suas associações e cooperativos. Neste sentido, acredito que esse programa, que tem a educação financeira como foco para o acesso ao crédito, só irá trazer benefícios para essas pessoas se fortalecerem cada vez mais”, disse Raquel.
A prefeita de Messias, Vania Omena, também ficou interessada sobre o programa. Ela visitou o estande e foi contemplada com um kit onde tinha um vídeo explicativo com depoimentos de participantes de grupos espalhados por 25 municípios alagoanos. A artista plástica alagoana, Eva Le Campion, que trabalha como voluntária realizando oficinas de pintura e cerâmica em comunidades carentes, elogiou o programa “que estimula e valoriza o potencial criativo dos alagoanos”.
“A passagem de gestores públicos, líderes comunitários, representantes de ONGs e associações, voluntários, artistas, turistas e a sociedade como um todo mostrou o interesse que o programa vem despertando como ferramenta de combate à pobreza e inclusão social em nosso Estado”, reforçou a coordenadora de projetos da Agência de Fomento de Alagoas, Cecília Bonilla.
Todas as instituições e prefeituras que demonstraram interesse em conhecer melhor o programa, estão sendo contactadas e a partir de março o programa será apresentado para seus gestores. Outro lado positivo, segundo os coordenadores do Alagoas Cidadã, é que muitos participantes dos grupos, que moram em localidades distantes de regiões como o agreste, bacia leiteira e sertão, vieram participar da feira em caravanas que vinham diariamente do interior.
“Essa mobilização foi importante para dar mais força ao programa, uma vez que os próprios participantes são os verdadeiros protagonistas, ou seja, sem a vontade deles de participar de um grupo e aproveitar os ensinamentos para melhorar suas iniciativas, ou mesmo seus pequenos negócios, as coisas não acontecem, ressaltou Cecília. Eles também estão se mobilizando para participar de outras feiras, a exemplo das feiras da economia solidária realizadas na capital e no interior.
Transformação
Os recursos para aplicação no Alagoas Cidadã são provenientes do Fundo de Erradicação e Combate a Pobreza (Fecoep). A coordenadora Cecília Bonilla ressalta que não se trata de um programa assistencialista, “pelo contrário, o que oferecemos é a oportunidade para que as pessoas conheçam a metodologia e participem de um programa que visa a transformação por meio de seus próprios esforços”.
Atualmente o Alagoas Cidadã está presente em 25 municípios, com 360 grupos formados e beneficiando diretamente 2820 pessoas, todas pertencentes a comunidades que apresentam baixos índices de desenvolvimento Humano.
Para os coordenadores, o trabalho agora é reafirmar os contatos iniciados na feira e trabalhar para a organização de novos grupos, ressaltando que a prioridade é apoiar o processo de comercialização dos grupos formados, difundir os resultados alcançados e multiplicar a metodologia para atingir a meta de 500 grupos de oportunidade local de desenvolvimento (Gold), com foco preferencialmente no empreendedorismo, a fim de promover o desenvolvimento regional.
O diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, afirmou que a instituição financeira, com a parceria da Visão Mundial e o apoio do Governo do Estado, vai continuar investindo em programas que trabalha a educação financeira, o empreendedorismo e o acesso ao crédito. “Acreditamos que projetos como o Alagoas Cidadã podem ajudar a reverter o quadro de pobreza em que vive grande parte da nossa sociedade”.
