As praias alagoanas se destacam entre as mais belas praias do Brasil e também entre algumas das mais belas do mundo. Compostas por límpidas águas cristalinas com tons azuis e verdes, as áreas costeiras do Litoral Norte do Estado ganham mais um motivo para serem reconhecidas por todos os continentes. Já são sete praias da região que buscam aderir ao Programa Bandeira Azul, a mais importante certificação de turismo socioambiental do mundo.
Em Alagoas, desde a última terça-feira (10), a coordenadora do Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, visitou os municípios que inscreveram suas praias para concorrerem à certificação. A atividade foi articulada pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, principal incentivadora do programa no Estado.
Com as visitas técnicas, a coordenação nacional obteve os primeiros contatos com as praias alagoanas que buscam se enquadrar nos padrões europeus de qualidade de turismo e ecologia. Na ocasião, a técnica foi recebida pelos gestores e empresários dos municípios.
Segundo a analista de Projetos da Desenvolve, e responsável pelas articulações do programa em Alagoas, Patrícia Toledo, a vinda da coordenação nacional é importante para aproximar o programa da realidade local. “Além de colocá-la em contato direto com os gestores municipais, estamos aproximando-a das especificações das praias, desde as suas principais qualidades até os seus maiores gargalos”, destacou.
Para a coordenadora nacional, Leana Bernardi, este momento é fundamental para que seja feita uma análise do diagnóstico para elaboração do relatório do programa, próximo passo que indicará as principais mudanças que deveram ser feitas nas praias. “Após a entrega do relatório, as prefeituras têm até dois anos para cumprirem com as indicações e as exigências do programa. Após isso, elas solicitam outras análises técnicas e a certificação”, enfatizou.
Costa dos Corais
No Litoral Norte de Alagoas, região conhecida como Costa dos Corais, a equipe técnica visitou os municípios de Japaratinga, Maragogi e Paripueira, que juntos unem as sete praias alagoanas já inscritas para o projeto piloto do Programa. Na região, ainda foram visitadas algumas praias de Porto de Pedras, que, na ocasião, encaminhou o formulário de inscrição.
Para Leana Bernardi, as praias visitadas não ficam muito atrás das já certificadas, mas precisam de muito trabalho e gestão para que alcancem os 33 critérios exigidos. “As belezas naturais que encontramos nessa região contribuem muito, porém não é o suficiente. Mas nada impede que elas, ao se adequarem às exigências, consigam a certificação”, enfatizou.
As praias inscritas são: Boqueirão e Centro, em Japaratinga; Antunes e Burgalhau, em Maragogi; Costa Brava, em Paripueira, Patacho e Laje, em Porto de Pedras.
Leana Bernardi destacou ainda o interesse das prefeituras e dos parceiros como fundamentais no processo de certificação. “O principal as praias alagoanas já têm, que são os apoios de seus gestores e dos empresários locais. Não são em todos os municípios que encontramos uma união tão forte em prol da certificação”, realçou.
Bandeira Azul
O programa, muito popular na Europa, chegou ao Brasil há três anos, através do Instituto Ambiental Ratones. A finalidade é criar uma lista de referências ao turista que escolhe um destino de sol e praia e busca, entre outras coisas, excelência em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. A pesquisa de praias certificadas no mundo pode ser feita através do endereço eletrônico http://www.blueflag.org/.
Em Alagoas, os pedidos para certificação foram feitos através de uma parceria entre as prefeitura municipais, a Desenvolve e o Sebrae Alagoas. A ação conta ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), além do setor empresarial local.
No Brasil, atualmente, o Bandeira Azul está em vigor apenas na Praia do Tombo (Guarujá/ SP) e na marina Costabella (Angra dos Reis/ RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.