Órgãos discutiram a inclusão de serviços ao Facilita Alagoas
A integração de todos os órgãos responsáveis pelo registro e pela legalização de empresas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas está avançando cada vez mais.
Nesse sentido, representantes da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), da Receita Federal e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) se reuniram para discutir a inclusão dos cartórios entre as entidades integradas à Redesim.
Na ocasião, foi discutida a inclusão dos serviços oferecidos pelos cartórios ao Portal Facilita Alagoas, levando em consideração os pontos de investimento, adaptação técnica e estrutural. Interface da Redesim no Estado, o sistema funciona como porta de entrada para processos de abertura, alteração e baixa empresarial, além de dispor de serviços para o licenciamento dos negócios.
Segundo o presidente da Anoreg em Alagoas, Rainey Marinho, existem peculiaridades regionais dos municípios alagoanos em relação à demanda de seus cartórios e que, a partir delas, deve-se estruturar a dimensão do serviço. São 242 cartórios registrados no estado, sendo 237 privatizados e cinco oficializados.
Para a integração acontecer, faz-se necessário um custo de implementação da Redesim nos cartórios, por meio de sistema e do suporte, e também da assimilação de todos os cartórios para operar essa interface de maneira eficiente e integrada.
Presente na reunião, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, enalteceu a união dos serviços ofertados pelos cartórios interligados à interface da Redesim e, nesse sentido, propôs à Anoreg/AL um acordo para integração das entidades. Ficará a cargo da Juceal custear a primeira fase de integração dos serviços dos cartórios ao Portal Facilita Alagoas junto à empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, a Vox Tecnologia, com foco inicialmente nos cartórios de Maceió e Arapiraca. Aos serviços da Anoreg ficará a integração com os cartórios e as adequações do sistema quanto à rotina dos notários e dos registradores do Estado.
Após alinhamento da Anoreg/AL com a entidade nacional dos cartórios, será realizada nova reunião para finalizar os acordos para integração à Redesim. A reunião contou ainda com a presença do delegado da Receita Federal de Alagoas, Plínio Feitosa.
