×

Alagoas

Alagoas antecipa vacinação da gripe A para profissionais de saúde

Sesau inicia vacinação contra gripe A para profissionais da área de Saúde

Alagoas iniciou na última sexta-feira (26) a vacinação contra gripe A para profissionais de saúde que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e hospital Unimed. A decisão do Governo do Estado foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) e se deve a ocorrências de casos suspeitos nestas unidades desde o início da pandemia.

De acordo com a secretária-adjunta da Saúde, Júlia Levino, a antecipação da imunização dos profissionais de saúde é para garantir que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais estejam protegidos contra o vírus H1N1 e se mantenham sadios para tratar de possíveis pacientes acometidos pela doença.

“Os profissionais de saúde são prioridade no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, que começa com a campanha no próximo dia 8 em todo o País. Toda a equipe de profissionais que atuam na rede de saúde do Estado, incluindo hospitais públicos, privados e filantrópicos foram capacitados para o manejo do paciente com suspeita de síndrome respiratória aguda grave”, disse.

Na próxima terça-feira (2), a imunização será no Hospital Escola Hélvio Auto, referência para o diagnóstico e tratamento de pacientes suspeitos de influenza A (H1N1). A atividade está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió, que já recebeu os primeiros lotes da vacina e seringas.

Júlia Levino informou, ainda, que após o treinamento promovido pela Sesau os responsáveis pelos hospitais assinaram um termo, onde afirmam estarem aptos para detectar os sintomas e tratar os pacientes.

“Tivemos em Alagoas o período de férias e um grande fluxo de turistas, também por isso a vacinação foi antecipada no grupo dos profissionais da saúde, o que certamente vai protegê-los de uma possível infecção pelo vírus H1N1”, ressaltou.

Cleide Moreira, diretora de Vigilância Epidemiológica, explicou que no dia anterior a vacinação, a equipe da Sesau realiza um trabalho de sensibilização da equipe multiprofissional que atua no hospital destacando a importância da imunização.

“Para fazer frente à influenza pandêmica, os profissionais precisam estar esclarecido sobre as medidas de prevenção, sintomas e tratamento adequado da doença. A vacinação é um instrumento de suma importância para controle da síndrome”, destacou, acrescentando que a meta de Alagoas é vacinar 1.065.573 milhão de pessoas.

Na Santa Casa deverão ser imunizados 1.880 funcionários; no hospital Unimed, 880 e no Hélvio Auto, cerca de 400. O MS já enviou ao Estado, na primeira etapa de distribuição, 62 mil doses da vacina e 900 mil seringas. A partir de segunda-feira (1º) a Sesau iniciará a distribuição dos insumos para os 102 municípios alagoanos.

A campanha será aberta para a população no dia 8 de março, destinada aos demais profissionais de saúde e indígenas e se estende para esse grupo até o dia 19 de março. De 22 de março até 2 de abril é a vez das gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos tomarem a vacina.

Jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril. De 24 de abril a 7 de maio, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas receberão doses da vacina. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para pessoas de 30 a 39 anos, que deverá ocorrer de 10 a 21 de maio.