Skip to content

Alagoas: 189,5% mais embalagens vazias de agrotóxicos destinadas em 2009

Blog

Alagoas: 189,5% mais embalagens vazias de agrotóxicos destinadas em 2009

De acordo com o inpEV – instituto que tem como associados os fabricantes de defensivos agrícolas -, de janeiro a maio deste ano as unidades de recebimento alagoanas encaminharam 46,7 t de embalagens vazias de agrotóxicos ao destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração). Esse volume representa um crescimento de 189,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 16 t.

Os bons índices conquistados pelo sistema de destinação final de embalagens vazias no Estado são possíveis graças a ações conjuntas que envolvem agricultores, distribuidores e cooperativas, indústria e poder público, representado em Alagoas pela Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária do Estado de Alagoas (Adeal), Instituto de Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Agricultura (Seagri).

Brasil ultrapassa as 10 mil t de embalagens vazias de agrotóxicos destinadas em 2009

O Brasil encaminhou 11.164 t de embalagens vazias de agrotóxicos ao destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração) de janeiro a maio deste ano, segundo o inpEV. Esse volume representa um crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 9.609 t. Com esse índice, o país ultrapassou a marca das 10 mil toneladas, sendo que somente em maio seguiram para o destino final 3.044 t de embalagens vazias.

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do Sistema de Destinação de Embalagens Vazias.

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 75 empresas e sete entidades de classe do setor agrícola como associadas.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também