×

Alagoas

Alagoanos representam o Estado na 2º Conferência Nacional de Ater

Entre os dias 31 de maio e 3 de junho, será realizada, em Brasília, a 2º Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2º Cnater) que tem como tema “Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”. Alagoas será representada pelos 20 delegados eleitos durante a etapa estadual da conferência.

Em Brasília, eles defenderão as propostas discutidas e selecionadas durante a conferência estadual, que reuniu cerca de 140 pessoas durante os dias 11 e 12 de abril deste ano. Em 2015, já haviam sido realizadas oito etapas territoriais do evento, que junto às etapas estaduais eram pré-requisito para a participação do Estado na nacional.

Para Carlos Dias, diretor presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) e secretário-executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra-AL), órgão realizador das conferências no estado, a participação dos delegados alagoanos contribuirá para a formação do plano nacional de Ater.

“A expectativa após a realização de todas as etapas prévias é que os delegados defendam as propostas para o nosso Estado, para que as políticas públicas que são implementadas aqui, dentro dos níveis federal, estadual e municipal, possam ser melhoradas e aperfeiçoadas. Outro ponto, que será levantado e defendido pelos delegados, porque foi uma proposta comum em todas as conferências, é a criação de um plano estadual de ater”, ressaltou Dias.

De acordo com o secretário-executivo do Cedafra, outro ponto que será discutido durante a conferência é a retomada do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto recentemente pelo Governo Federal. Segundo Carlos Dias, com a mudança do ministério para secretaria, há um sentimento de perda por parte dos delegados, que desejam que as políticas públicas iniciadas anteriormente não sejam interrompidas.

“Acredito que não há com o que se preocupar, desde que a nova secretaria tenha recursos e autonomia financeira e humana, para dar aporte as políticas públicas já implantadas, mas com certeza essa será uma questão debatida durante a conferência”, explicou o gestor.

Os delegados eleitos em Alagoas respeitam a paridade de gênero e a representatividade dos jovens e povos e comunidades tradicionais. A meta final do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizador das Conferências em nível de governo federal, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), é gerar proposições para a elaboração de estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares de todo o país.

Ao todo, já foram realizadas 384 conferências de Ater pelo Brasil, entre municipais, territoriais e estaduais. Somando um público de 22.447 pessoas.