×

Alagoas

Alagoanos que participaram do Encceja já podem conferir notas

Os alagoanos que participaram das provas da edição 2014 do Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para pessoas acima de 15 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental, já podem visualizar o seu desempenho na prova. O resultado está disponível no site http://sistemasencceja2.inep.gov.br/enccejaResultado/ e pode ser acessado por meio de login e senha do candidato.

A aprovação no Encceja vale a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e para solicitar a emissão do certificado, o candidato aprovado deve se dirigir à Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), e procurar a sala 17, onde funciona a Gerência de Orientação, Normatização e Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

“Os aprovados devem se dirigir à escola no horário das 8h às 14h portando originais e cópias da carteira de identidade, CPF e o boletim de desempenho no exame que está disponível no site do Inep e preencher um requerimento solicitando a emissão do certificado. Nossa previsão é que o documento fique pronto em até 15 dias úteis”, orienta Josiane Freitas, técnica da Gerência.

Para mais informações sobre a emissão do certificado do Encceja, os interessados podem ligar para os números 3315-1250/1251.

O Encceja

Neste ano, 112.607 candidatos se inscreveram para o Encceja Nacional e outros 11.544 nas unidades prisionais e socioeducativas. No exterior, estavam inscritas 2.303 pessoas.
Para obter o certificado do ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos de idade completos na data de realização das provas. Para quem deseja obter o de ensino médio é necessário ter no mínimo 18 anos completos.

O participante pode solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas, em quaisquer edições anteriores, para fins de certificação. Para o ensino fundamental, o exame constitui-se de provas estruturadas em língua portuguesa e estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia, ciências naturais e redação. Já para o ensino médio, que é apenas para brasileiros residentes no exterior, a prova é composta por linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e uma proposta de redação.