Cerca de 80 mil pessoas terão a oportunidade de conhecer o artesanato alagoano, que será exposto entre artigos nacionais e internacionais, disponibilizados para apreciação e venda durante o IV Salão Internacional do Artesanato, a partir do dia 2 (quarta-feira), em Brasília. A participação de oito municípios do estado no evento foi possível à articulação feita pela equipe do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL), que é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
A feira, que reúne os melhores artesãos do Brasil e de outros países, exige uma qualificação de seus participantes para seleção, e é uma grande oportunidade para os produtores locais. O evento tem como objetivo o fortalecimento do setor, além da interação entre a cultura de diversas regiões do país, ajudando a incentivar a criatividade e o talento de cada artesão. Até o dia 6 de novembro, cerca de vinte estados brasileiros e dezessete países participarão do evento.
De Alagoas, o público terá a oportunidade de conhecer a cerâmica produzida na cidade de Capela; o patchwork de Boca da Mata; o filé de Marechal Deodoro; a fibra de ouricuri de Coruripe; a palha da taboa de Feliz Deserto; objetos de decoração em PVC de Maceió; filé da fibra da bananeira de Maragogi e o rendendê de Piranhas.
Para facilitar o transporte dos produtos, na última sexta feira (28), um caminhão foi disponibilizado para Alagoas, que vai ocupar um estande no evento. Outros 17 estados inseridos no PAB também garantiram espaço. Segundo a diretora de Design e Artesanato da Seplande e coordenadora do PAB/AL, Sônia Normande, a participação na feira é uma experiência que só vem a acrescentar para os artesãos.
“Isso tudo vai gerar o estímulo à comercialização e ao acesso dos trabalhos artesanais, gerando emprego e renda de artesãos, além do contato com outros mercados”, afirmou Sônia Normande.
Uma das novidades da feira é o novo formato da rodada de negócios. Esse ano, os lojistas não vão precisar de agendamento para a realização de visitas aos seus estandes, eles serão convidados para escolherem com quem irão fazer suas negociações. Leilões de artes, palestras e manifestações culturais como danças folclóricas, concursos de repentistas, shows musicais, escolas de samba, dentre outras atrações fazem parte da agenda do evento.