×

Alagoas

Alagoanos participam da abertura oficial das Paralimpíadas Escolares

Alunos-paratletas e comissão técnica de Alagoas participaram nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, da cerimônia de abertura solene das Paralimpíadas Escolares 2014, principal competição escolar para pessoas com deficiência do país. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e envolve cerca de 600 atletas de 24 estados, mais o Distrito Federal.

Este ano, a cerimônia foi bem mais simples e curta do que nos anos anteriores. Entretanto, a animação e as torcidas das delegações continuam contagiantes. A festa contou com apresentação de danças típicas brasileiras e desfile no palco de representantes de todas as delegações participantes da competição.

Após um breve discurso, o presidente do CPB, Andrew Parsons, declarou abertas as Paralimpíadas Escolares 2014. Em seguida, o juramento do atleta foi proferido pela paratleta Lucas Mozela, um talento da natação brasileira. Logo após, a pira paralímpica foi simbolicamente acesa por Talitha Simplício, representante do Rio Grande do Norte no atletismo.

As competições das Paralimpíadas Escolares prosseguem até esta quinta-feira (27), em todas as modalidades – atletismo, natação, goalball, tênis em cadeira de rodas, bocha, judô e tênis de mesa. Com apoio do Governo de Alagoas delegação do Estado participa do evento com 22 integrantes entre chefe de delegação, assistente, staffs, professores-técnicos e nove alunos-paratletas nas modalidades de atletismo, bocha e natação.

Demonstrando bastante confiança, a paratleta alagoana da natação, Emyly Santos Silva, aluna da Escola Estadual Moreira e Silva, disse estar preparada para conseguir bons resultados nesses jogos. “A gente treinou e os resultados que vierem serão frutos desse nosso preparo”, acredita a nadadora, que treina na Adefal e participa desses jogos pela segunda vez. Emily vai competir em três provas: 50 metros livres, 100 metros costa e 100 metros peito.

Outra grande promessa de medalha é o experiente nadador Francisco André, aluno do Ifal Campus Marechal Deodoro, que também treina na Adefal. “Essa será a sexta vez que vou participar desses jogos e sempre representando bem o meu Estado. Sempre conquistei medalhas de prata e bronze, mas agora pretendo com fé em Deus e muito treinamento encerrar esse meu ciclo escolar com uma de ouro”, afirmou.